Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Sou enfermeira (profissão com alta demanda no momento atual de coronavírus), seguindo para a última etapa de validação do meu diploma nos EUA, porém sou ilegal. Tenho uma petição de green card pela minha irmã que é cidadã. Há alguma possibilidade de eu conseguir me legalizar devido a essa demanda específica no país? Ou ao menos, adiantar o meu processo? 

Renata – Se você já estiver fora de status, infelizmente a única forma de se legalizar por trabalho é se você estivesse com status válido, ou se você tiver pai ou mãe cidadão americano ou portador de green card para que o mesmo seja base do seu pedido de perdão.

Minha mãe teve o visto revogado. Ela já veio para os EUA duas vezes, ficava cinco meses, voltava para o Brasil e ficava lá seis meses. Na terceira vez, descobrimos no aeroporto de São Paulo que seu visto estava com problema.  Mandei e-mail para o consulado e eles então me responderam que eles haviam revogado baseado na seção 214 b. Mas que ela poderia tentar um novo visto. Ela foi embora para o Brasil em novembro de 2018 e o visto foi revogado on-line em março de 2019, mas ela nunca passou do prazo que eles dão. Qual a possibilidade de ela ter o visto novamente? Gostaríamos de tentar. 

Renata – Infelizmente, a seção 214(b) . Nada a impede de solicitar o visto novamente, de acordo com seu relato, mas se a sua mãe não possuir documentação comprovando elos com o Brasil, principalmente elos financeiros, é importante reavaliar se agora é o melhor momento de fazer a nova solicitação. 

Já fui inadmitida nos EUA no ano de 1999, porém após 10 anos consegui meu visto de turista e já viajei vária vezes para aí. Tenho cidadania italiana, porém só posso entrar com meu passaporte brasileiro com visto. Minha pergunta é, tenho dois filhos menores de idade (14 e 5 anos), posso pedir a autorização eletrônica no passaporte italiano deles ou será negado por serem menores assim como foi no meu, pois já fui inadmitida? 

Renata – Se os seus filhos não cometeram nenhum tipo de violação imigratória não há por que eles receberem uma negativa em virtude de uma violação que voce cometeu no passado. No entanto, o seu pedido para seus filhos, em virtude de você já possuir o visto, tem grande probabilidade de ser aprovado.

Meu marido e eu queremos abrir uma empresa de importação aqui no Brasil, porém queremos ir aos EUA para analisar e fazer contato com empresas com o intuito de formar parcerias. A empresa deve ter faturamento para solicitarmos o visto de negócios? Uma vez com o visto de negócios, é possível ficar por mais de seis meses no país ou entrarmos com uma certa frequência no país sem sermos barrados? 

Renata – Não fica claro qual tipo de visto de negócios você qualificaria, ou gostaria de solicitar. Sugiro que faça não só uma consulta com uma advogada de imigração, mas também com um CPA – Certified Public Accountant – para definir que tipo de responsabilidade tributária a sua presença nos EUA pode gerar. 

Sou imigrante ilegal faz três anos, vim como visitante e acabei ficando, moro na região de Rhode Island. Trabalho para o mesmo hotel há três anos e meu chefe está querendo me ajudar. Sou casada (não no papel) e tenho um filho de 2 anos americano, pago meus impostos todos os anos.  Existe a possibilidade de dar entrada como meu sponsor mesmo eu sendo ilegal? 

Renata – Sua empresa pode sim solicitar um benefício imigratório caso você tenha pai ou mãe cidadão americano ou portador de green card para ser base do seu perdão; do contrário, sua petição não é viável, infelizmente. 

Minha irmã é brasileira casada com americano e já deu o green card para minha mãe. Agora gostaria de saber se minha mãe pode aplicar para mim. Tenho 33 anos e estou hoje nos Estados Unidos (há 2 meses) com o visto de turista e não quero ficar ilegal. 

Renata – Você não informa se é casada, o que fará diferença no seu processo. Quanto a “ficar ilegal”, isso depende de uma série de fatores. Sugiro que faça uma consulta individual para determinar suas opções. No geral, mãe ou pai portador de green card pode solicitar green card para filhos adultos (maiores de 21 anos) solteiros. O processo, que se enquadra na categoria F2B, tramita de acordo com a demanda por quotas. 

Vim para os EUA em dezembro de 2017 com o visto de turista e me casei em abril de 2018 com um cidadão americano. Ele é ex-militar aposentado e moramos juntos em Washington DC desde então. Nunca apliquei para o green card e estamos indo morar no Brasil. Meu visto de turista vale até 2027 e se eu quiser voltar para os EUA posso vir com visto de turista sendo casado com cidadão ou terei que ir atrás do green card através do consulado lá no Brasil?

Renata – Infelizmente você não poderá entrar novamente nos EUA com o visto de turista, já que acumulou período fora de status de mais de um ano. Minha sugestão é que faça o processo dentro dos EUA antes de se mudar, pois se sair antes disso precisara de um perdão pelo período fora de status. Faça uma consulta com uma advogada de imigração para esclarecimentos relacionados ao seu caso específico. 

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo