Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Tenho irmã que é cidadã americana em Phoenix, Arizona. Gostaria que minha filha de 14 anos estudasse lá e morasse com a minha irmã temporariamente até terminar os estudos.  Eu poderia passar a guarda da minha filha temporária para minha irmã e cunhado, para que ela possa estudar nos EUA? 

Renata – Passar a guarda da sua filha para a sua irmã que é cidadã americana não confere a menina o direito de residir legalmente nos EUA. É importante notar que de posse do visto de turista a criança não pode estudar em escola pública. Sugiro que explore a possibilidade de solicitar para sua filha um visto F-1, que é próprio para estudantes, e que não requer a transferência de guarda da menor. 

Meu filho está morando em Orlando o e tem o green card desde agosto de 2016. Ele completa 21 anos em fevereiro de 2021. Ele pode aplicar para mim e para suas irmãs de 9 e 12 anos? Nós estamos no Brasil. 

Renata – Seu filho só poderá transferir benefícios imigratórios para você, que é mãe, e as irmãs, quando o mesmo se tornar cidadão americano. 

Meu pai está ilegal nos EUA, e o INSS está pedindo prova de vida dele, ele pode ir ao consulado brasileiro e preencher o formulário de prova de vida sem nenhuma complicação? Ou corre algum risco? 

Renata – O consulado brasileiro não compartilha com o governo americano informações sobre o status imigratórios dos brasileiros que procuram seus serviços. Sugiro que seu pai entre em contato diretamente com o Consulado Brasileiro da jurisdição onde ele reside para maiores esclarecimentos. 

Morei nos Estados Unidos com visto de turista e trabalhei ilegal, tive uma DUI e ultrapassei também o prazo de 6 meses do visto. Retornei ao Brasil, onde fiquei por alguns meses e, ao tentar retornar, fui deportada já no aeroporto.  Agora, 9 anos depois, consegui tirar meu visto e estou com viagem marcada. Vou para California a turismo com meu esposo e enteado. Devo me preocupar? Qual a probabilidade de não me deixarem entrar mesmo com o visto válido? 

Renata – O visto válido não é garantia de entrada, no entanto, se você não omitiu nenhuma das violações anteriores no momento de obtenção do seu visto, não vejo por que teria problema na entrada. Boa sorte e boa viagem. 

Tenho green card desde 2012, mas moro no Brasil. Anualmente, tenho ido de férias aos EUA para não perder este benefício. Estou aposentada desde novembro de 2019 e pretendo viver nos EUA. Quanto tempo estimado será necessário a fim de aplicar para a minha cidadania? 

Renata – Quando você fala que mora no Brasil, não especifica o período de tempo que você permanece no Brasil, ou se fala inglês, e difícil determinar se já é elegível a pleitear a cidadania. O período de posse do status de residente legal e apenas um dos elementos de elegibilidade; quando um portador de green card se ausenta por mais de seis meses contínuos dos EUA, e necessário esperar 4 anos e 1 dia da última entrada nos EUA para pleitear cidadania, desde que cumpra com os outros requisitos. Sugiro que você busque a ajuda de um advogado para discutir detalhes do seu caso. 

Sou noivo de uma americana e moramos no Brasil. Ela nasceu nos EUA, veio para o Brasil quando criança e nunca mais voltou. Vamos nos casar em novembro e queremos ano que vem iniciar um processo para eu conseguir o green card para irmos morar nos EUA. Vamos fazer todo o processo no Brasil, quanto tempo demora? 

Renata – É imprudente hoje discutir um processo imigratório que se iniciará no ano que vem, em vista de todas as mudanças drásticas que a lei tem sofrido. Geralmente de um ano a um ano e meio, mas como disse anteriormente, e imprevisível a adesão a tal previsão no momento. 

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo