Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Mark Morais, advogado sócio da Piquet Law Firm em Miami (FL), foi promotor de imigração pelo ICE, oficial de imigração do USCIS e Policial Federal de imigração e alfândega no Aeroporto Internacional de Miami. Telefones (786) 812-2930 (WhatsApp) ou +1 (786) 558-8054.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Namoro um brasileiro há quase 3 anos, hoje cidadão americano e pretendemos nos casar em breve. Esse ano tirei o visto de turista para visitá-lo nos EUA, porém adiei a viagem por causa da pandemia. Pretendo ir assim que reabrir a fronteira. Poderíamos nos casar durante minha viagem de férias e dar entrada no processo de imigração logo após? Ou voltar para o Brasil e dar entrada no visto de noiva? Ou ainda, ele vir ao Brasil e nos casarmos aqui, e então seguir com a solicitação de imigração? Qual a forma mais fácil?

Mark Morais – Um estrangeiro não deve utilizar um visto de turista para entrar nos Estados Unidos com o intuito de casar-se com um cidadão americano e dar entrada em uma petição de família. Isso pode ser considerado fraude e ter sérias implicações. As duas outras opções que você mencionou são as mais acertadas.

O pai da minha noiva vai receber o Green Card através da irmã, depois de 13 anos de espera. Quando iniciou o processo a minha noiva era menor de idade e os seus documentos foram anexados juntos. Ela também irá receber o Green Card?

Mark Morais – Nesse caso teria que saber uma série de informações para analisar se sua noiva se qualificaria dentro da lei do Child Status Protection Act (CSPA). De acordo com o CSPA, observando alguns requisitos importantes, algumas pessoas já adultas poderiam receber benefício imigratório como se ainda fossem crianças pois a idade é congelada para favorecer o imigrante.

O meu Green Card vai vencer em junho de 2020. Enviei o meu processo de cidadania no dia 13 de fevereiro de 2020 e já fiz o finger print. Provavelmente minha entrevista só vai acontecer depois do vencimento do Green Card. Como devo proceder? Solicitar alguma renovação temporária?

Mark Morais – Teria que saber se o seu green card é o condicional ou o de 10 anos. É importante sempre manter o green card válido.

Olá fiquei nos EUA 3 meses além dos 6 meses permitido pelo visto de turista nos EUA, devido ao Covid-19. Antes de retornar ao Brasil fui parada pela polícia dirigindo sem driver license e tinha que ir à Corte, porém estava fechada e eu não compareci. Será que consigo um dia retornar aos EUA?

Mark Morais – Você deve aplicar para um novo visto de turista (informando tudo o que aconteceu no passado nesta no aplicação) pois seu visto anterior é automaticamente invalidado por você ter ficado aqui além do prazo permitido. Com relação a seu caso da corte de trânsito, você deveria buscar um advogado especializado para pesquisar o que aconteceu com seu processo.

Tenho 16 anos, sou cidadão americano e pretendo passar a cidadania pra minha mãe. Ela veio do Brasil com visto de turista, mas seu visto expirou e ela está aqui há 18 anos. Como faço para passar o documento para ela?

Mark Morais – Um cidadão americano só pode peticionar para os pais quando completar 21 anos de idade. Portanto, apenas quando você completar 21 anos de idade você poderá submeter uma petição de família para sua mãe. Contudo, deve atentar-se para o fato de quem está fora de status está sujeito a ser colocado em processo de remoção do país.

Me casei com um cidadão americano em 2018. Recebi minha residência em setembro/2019 por dois anos que vence agosto/2021. Gostaria de saber se em caso de divórcio antes da troca da minha permanência para 10 anos terei minha renovação da residência negada?

Mark Morais – Não necessariamente. Nesses casos você teria que convencer o julgador que você merece uma isenção da necessidade de ambos cônjuges submeterem a aplicação em conjunto.

Tenho um filho americano de 16 anos, que quer se alistar no exército americano aos 18. Com ele ingressando no exército, poderia passar o Green Card para os pais aos 18, ou mesmo assim tem que esperar aos 21?

Mark Morais – Teria que aguardar completar 21 anos.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo