Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440


Sou brasileiro e minha mãe é cidadã americana. Dei entrada nos papeis para requerer a cidadania em 2011. Até agora não obtive respostas. O que devo fazer?

Gardini – Se você for solteiro tem aproximadamente mais uma ano de espera, pois estão chamando as pessoas com aplicações de 2010. Se você for casado, a espera será mais longa pois estão chamando as pessoas com data de entrada em 2005. Você pode obter essa informação no seguinte website. https://travel.state.gov/content/visas/en/law-and-policy/bulletin.html

Tenho um processo imigratório, apliquei diretamente no departamento dos EUA na Califórnia, voltei para o Brasil para aguardar ser chamada para entrevista. Gostaria de saber como posso conseguir o nº do meu caso para acompanhar pela internet, eu não fiquei com nenhum papel , pois quem deu entrada foi meu tio que já é americano e vive na CA, ele foi no departamento, mas não informaram.

Gardini – Seu tio deveria ter recebido um recibo com o número, se ele foi na imigração e pelo número de imigrante dele ou pelo nome dele não foi encontrado nada então provavelmente pode existir a possibilidade de a aplicação ter sido enviada para o lugar errado. O recibo de quando a imigração recebe geralmente chega depois de duas semanas no máximo.

Estou nos EUA desde de dezembro 2015, pedi a extensão do meu visto de turista para até setembro 2016, ainda não recebi a resposta, mas agora mudei de ideia e gostaria de começar a estudar aqui, posso pedir o visto de estudante? Mesmo que ainda não obtive a resposta da extensão?

Gardini – Sim você pode trocar para o visto de estudante. Você deverá fazer isso antes de receber a resposta ou antes de vencer o pedido de estadia dentro dos EUA.

Em 2001 fui para os EUA pelo México, fiquei detido no Arizona, paguei fiança de 5.000 dólares e em, 2004 voltei para o Brasil. Gostaria de saber se eu seria elegível para um pedido de visto?

Gardini – Sim, com 10 anos de Brasil você já cumpriu o castigo e agora poderia receber o visto. Mas, visto ‘e um privilégio e não um direito, então, mesmo que você por lei possa receber, não quer dizer que eles vão te conceder o visto. Na minha opinião vale a pena tentar. Boa sorte.

Tenho um filho com 38 anos cidadão americano que mora na Florida. Moro no Brasil com outro filho de 20 anos de outro casamento. Sou divorciado. Quero saber como fazer para morar na FL definitivo levando meu filho. Temos vistos de turista.

Gardini – Seu filho de 38 anos que mora na Flórida faz um pedido de green card para você que deveria levar menos de um ano para você receber o green card. Quando você receber o green card você poderá pedir para o seu filho de atualmente 20 anos, que no caso dele levará quase 5 anos para ele poder receber o green card por você. Nesses cinco anos, se ele quiser permanecer nos Estados Unidos, eu recomendo que ele fique legalmente, com um visto de estudante por exemplo.

Meu marido e eu entramos nos EUA em abril deste ano com visto de turista. A irmã do meu marido mora aqui faz 16 anos e é cidadã americana. Ela passando o geen card para meu marido, o documento vem automaticamente para mim por sermos casados?

Gardini – Sim o documento chega automático para você, ou para quem estiver casado com ele na época do green card. Vale lembrar que o green card entre irmãos pode levar em média 12 anos ou mais para ser processado e durante esse tempo não te dá o direito de você ficar nos EUA.

Entrei nos EUA com visto de estudante F1 e termino meu curso no final de novembro. Sendo assim tenho mais 60 dias de grace period, porém gostaria de fazer um treinamento (não trabalho) na matriz da minha empresa por um período de 120 dias. Eu tenho o visto B1/B2 e F1 no meu passaporte. A pergunta é:  tenho que alterar o status do meu visto para B1? Se sim, como posso fazer isso? Tenho carta da empresa e local que vou morar por esses 120 dias. Se não mudar o status do visto e for abordado, eu posso mostrar meu visto B1/B2?

Gardini – Sim, você deverá trocar o seu status de F1 para B1. Isso poderá ser feito com o auxílio de um advogado ou com o preenchimento do Formulário I-539 que pode ser encontrado gratuitamente no site da imigração. www.uscis.gov. Se você não mudar de status você estará ilegalmente nos EUA, ter visto em passaporte não dá direito de permanecer dentro do país. Se você for abordado você pode mostrar o que quiser, se tiver ilegal isso não vai alterar as consequências.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo