Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Tenho visto de estudante e atualmente estou no OPT (Optional Practical Training) pela universidade que estudo. Preciso ir ao Brasil em setembro para um casamento. Posso ter problemas para retornar?

Renata Castro – Se o seu visto continua válido e você está no período de OPT, não há porquê você ter problemas na reentrada, mas infelizmente, quando uma pessoa está solicitando a reentrada no País, está sempre a cargo do agente imigratório permitir a entrada dessa pessoa ou não. Boa sorte na sua viagem. 

Somos um casal de brasileiros com visto de turismo e nossa filha de dois anos é americana. Segundo um advogado do consulado, nós podemos entrar sem nenhuma quarentena ou restrição pelo fato de a nossa final ser cidadã. Isso procede?

Renata Castro – Pais de cidadãos americanos menores de idade podem sim entrar nos Estados Unidos sem a necessidade de quarentena.

É possível solicitar asilo no aeroporto dentro dos EUA depois de passar 14 dias de quarentena no México?

Renata Castro – A solicitação de asilo pode acontecer no aeroporto lembrando que, no momento que você fizer a solicitação asilo, cabe ao agente imigratório decidir se vai te levar para um centro de detenção para aguardar pelo processo ou se você vai receber autorização para entrar no País dentro de um pedido de parole. 

Eu vivo nos Estados Unidos há 5 anos (ilegalmente) será que eu posso aplicar para asilo, há alguma complicação nisso?

Renata Castro – O pedido de asilo precisa ocorrer dentro de um ano da entrada nos Estados Unidos, salvo se houve uma situação extraordinária ou se o fato que deu base ao asilo só ocorreu agora. Se você faz um pedido de asilo e o mesmo é negado, seu caso é transferido para um juiz de imigração e você pode acabar com uma ordem de deportação. Antes de fazer um pedido de asilo, discuta sobre suas opções com um advogado de imigração. 

Sou cidadã europeia estive nos EUA com visto de turismo em maio de 2017. Tive permissão de estar lá por 3 meses, mas só deixei o país em setembro de 2018, acabei ficando 13 meses fora do status. Quando poderei regressar?

Renata Castro – Pessoas que ultrapassaram mais de 183 dias nos Estados Unidos fora de status são punidas com 10 anos fora do País. Se houver uma justificativa, você pode solicitar um pedido de perdão especial para sua violação do período permitido. O nome do pedido de perdão é HRANKA. É de difícil aprovação, mas não impossível. 

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo