Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440


Em 1999 fui para o EUA com visto obtido no consulado do Rio, fui deportada no aeroporto de NY, fiquei proibida de estar nos EUA por 5 anos. Mesmo assim, retornei para o Brasil e entrei ilegalmente pelo Canadá em fevereiro de 2000. Permaneci por 9 anos nos EUA e tive duas filhas americanas. Meu marido entrou de forma legal com visto e permaneceu ilegal por nove anos também. Quando tive minha segunda filha tive trombose nas pernas e retornamos para o Brasil em 2009. Hoje minhas filhas estão com dez anos e a outra com 8 anos. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de voltar aos EUA de forma legal?

Gardini – Sim, existe uma forma para retornar aos EUA legalmente, a primeira forma será pela sua filha americana quando ela completar 21 anos ela poderá aplicar para o seu green card. Você tem 10 anos de castigos que começaram a contar do momento que você saiu, ou seja em 2009, então o castigo vai até 2019. A partir desse ano, você poderia também tentar um visto de trabalho.

Estive nos EUA com visto de turista, por 15 meses, passei 15 dias a mais do permitido, retornei ao Brasil e permaneci 1 ano, depois retornei para EUA e fui barrada na imigração com penalidade de 5 anos. Já se passaram seis anos do acontecido, agora gostaria de voltar aos EUA. Qual o visto devo pedir?

Gardini – Você deve pedir o visto de turista, caso queira vir fazer turismo, o visto de estudante caso queira vir estudar, e caso você tenha uma oferta de emprego para vir trabalhar aqui tem o visto de trabalho.

Estamos no Estados Unidos desde 2002, entramos pelo México em 2002 com meus dois filhos, meus filhos entraram na lei do DACA e tem o social, minha irmã já tem o green card, qual a chance de nos legalizarmos aqui, alguma lei que podemos aplicar?

Gardini – A esperança é a última que morre, fica difícil de dizer qual a sua chance de legalizar sem saber os detalhes da  sua situação, eu recomendo que você entre em contato com um advogado de imigração da sua preferência.

Minha tia e primas têm o green card. Moramos aqui nos EUA. Tem alguma forma dela passar o green card para o meu pai? Talvez ele precise “divorciar” ou alguma coisa do tipo?

Gardini – Seu pai pode obter o green card através dos seguinte membros de famílias. Pai ou mãe com cidadania americana  pode aplicar para os filhos casados ou solteiros e irmãos. Irmão cidadão pode aplicar para outro irmão, filho com cidadania pode aplicar para pai e mãe (na maioria das vezes), pai e mãe com green card podem aplicar para filhos solteiros.

Sou residente legal nos Estados Unidos, minha namorada é brasileira e está com status de estudante visto F1 e sua filha está com F2. Se a gente se casar neste momento em que seu visto ainda tem validade posso pedir o green card para ela e para a filha?

Gardini – Sim você pode pedir o green card, mas o mesmo vai levar pelo menos dois anos e ela tem que permanecer com o visto de estudante, caso contrário, será necessário um perdão para ela, a menos que você vire cidadão primeiro.

Tenho uma irmã americana, possuo o visto B1 E B2 e sempre vou aos EUA.  Se eu aplicar para o green card para irmãos perco o meu visto b1 e b2, ou seja, fico impedido de entrar nos EUA a turismo ou negócios?

Gardini – Não, sua irmã pode aplicar para você normalmente e você continuará com o visto B1-B2. O processo entre irmãos leva em média 13 anos e não dá nenhum benefício ou direito para você morar nos EUA durante o tempo de espera. Mas o seu visto continuará sendo válido.

Acabei de aplicar para a cidadania. Gostaria de saber se posso aplicar agora para os meus filhos que moram no Brasil. Um tem 21 anos e outro tem 23 anos. Minha filha já tentou o visto duas vezes e eles negaram. Eu posso aplicar para os meus pais conseguirem o green card?

Gardini – Sim você pode aplicar para todos os seu filhos e os seus pais. O processo do seu pai e mãe é imediato, não existe espera e se feito via consulado dos EUA no Rio de Janeiro deverá demorar em torno de 10 meses para eles receberem o green card (tendo em vista que eles não tenham nenhum problema de imigração no passado). Para o seus filho os solteiros o tempo de espera será de 7 anos e para os casados o tempo de espera será de 11 nos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo