Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Coral Springs (FL), telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Meu filho chegou aos Estados Unidos com 16 anos e terminou o high school. Ele pode aplicar para os dreamers?

Renata Castro – A idade que seu filho tinha quando entrou nos EUA não é o único fator utilizado para definir se ele se qualifica para o DACA ou não. Ele precisa ter entrado com menos de 16 anos, antes do dia 15 de junho de 2007. Se essa não for a situação, ele não se qualifica para ser um dreamer. 

Estou em Orlando há 6 anos e venho trabalhando na construção civil desde então. Vim com visto de turismo. Gostaria de saber se tenho possibilidade de dar entrada em algum processo para me legalizar. 

Renata Castro – Com base na sua descrição, fica difícil determinar se você teria uma base para solicitar um perdão, já que você está fora de status. Minha sugestão é que você entre em contato com o nosso escritório, Castro Legal Group, para fazer uma triagem inicial gratuita do seu caso e discutirmos as opções que você tem. 

Morei ilegalmente nos EUA por 10 anos e voltei para o Brasil por vontade própria. Tive um visto de turista negado no Brasil. A penalização por ter ficado ilegal fica para sempre no registro da pessoa? Depois de completar o prazo de 10 anos, quando posso tentar tirar um visto novamente? 

Renata Castro – Estamos falando de duas condições diferentes. A pena por ter passado do tempo permitido é o que impede você de solicitar um visto antes de completar dez anos do seu retorno ao Brasil. Como você já morou nos Estados Unidos ilegalmente, a imigração vai olhar seu caso com mais rigor para emitir o seu visto. Portanto, além de cumprir os 10 anos no Brasil, você precisa demonstrar elos financeiros com o país. Precisa demonstrar que está vindo aos EUA para turismo e tem a intenção de retornar. 

Entrei nos EUA pelo México e queria me legalizar, é possível? Qual a possibilidade de eu conseguir autorização de permanecer no país?

Renata Castro – Entrar pelo México não é impeditivo para sua legalização, no entanto, é preciso determinar em que circunstâncias você entrou pelo México, se você tem algum parente cidadão americano ou portador de green card, se você foi vítima de algum crime, entre outros fatores. As possibilidades existem, mas resta saber se elas se aplicam à sua situação. 

Estou planejando ir para os EUA com visto de turismo, porém minha intenção é ficar no país mesmo que passe o prazo e fique ilegal, com esse status eu conseguiria me legalizar com o passar do tempo? 

Renata Castro – Na sua pergunta você afirma que sua intenção é vir para os EUA e ficar além do tempo. Se você ficar fora do seu período de autorização, suas opções de legalização serão bem limitadas. É importante que você entenda, que a vinda para os Estados Unidos para permanecer fora de status, pode causar consequências futuras graves para você. Antes de tomar essa decisão, consulte uma advogada, assista aos nossos vídeos no canal no Youtube Conexão Imigração USA para ter mais informações.

Tenho uma filha que nasceu nos Estados Unidos que hoje está com 18 anos. Moramos no Brasil, mas temos a intenção de mudar para os EUA. É aconselhável que eu vá como turista e pegue o green card dentro dos EUA?

Renata Castro – Entrar nos EUA com visto de turista já com a intenção de permanecer, pode ser considerado uma violação. Sua filha tem 18 anos e só poderá transferir qualquer benefício imigratório para os pais quando ela completar 21 anos. A maneira mais segura é aguardar que ela complete 21 anos para que você possa vir de forma legal.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo