Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Coral Springs (FL), telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Tenho um green card que expirou em 2016. Fiquei doente nos Estados Unidos, vim para o Brasil para fazer tratamento e não consegui voltar por causa da doença. Existe alguma coisa que posso fazer para recuperar meu green card?

Renata Castro – Eu tenho todos os documentos da minha doença aqui. Todos os laudos médicos provando que eu não poderia voltar para renovar o documento. Infelizmente indivíduos que ficam fora dos Estados Unidos sem a autorização de viagem e o green card vence, mesmo com justificativa plausível, não tem uma brecha na lei. Se o green card está vencido, você pode tentar entrar por uma fronteira de terra, passando pelo check point da imigração, e solicitar a entrada. É uma possibilidade e não uma garantia. 

Tenho 20 anos que vou aos EUA como turista e sempre no período menor que os 6 meses. Mas em 2018 eu e minha esposa ficamos 14 dias depois dos 6 meses, aluguei um apartamento e liguei luz no meu nome. Mas não deixei dívida nenhuma. Teria algum problema ao retornar?

Renata Castro – É importante lembrar que o visto de turista é sempre atrelado aos elos que você tem com o país de origem. Portanto, tão importante como ter cumprido com as condutas permitidas nos Estados Unidos, é importante mostrar que você tem elos no Brasil e que pretende voltar para lá. 

Morei três anos ilegal nos EUA e, como saí pelo México, não tenho carimbo de saída, só o de entrada. Meu visto está válido e andei pensando em voltar, será que serei barrado?

Renata Castro – A sua saída dos EUA pelo México não quer dizer que o governo não saiba que você saiu, já que o México compartilha informações com este país. É impossível prever se você vai ser barrado ou não, mas lembre-se que se você viveu aqui fora de status, tenha cuidado para entrar violando leis imigratórias.

Tenho green card há 14 anos, mas não fiz minha cidadania porque não falo inglês. Hoje com 70 anos, preciso fazer prova de inglês para a cidadania?

Renata Castro – Quando você completar 15 anos de green card, você pode fazer o seu processo de cidadania com a isenção da prova de inglês. No entanto, você terá que fazer o teste cívico em português e terá que levar um intérprete. 

Morei nos Estados Unidos por dois anos (fora de status) e voltei para o Brasil já faz 3 meses. Meu visto vence em 2024. Posso voltar para aí?

Renata Castro – Seu visto válido não quer dizer que você tem o privilégio de entrar nos Estados Unidos, já que você ficou fora de status. Legalmente, você não pode voltar. Mas, se seu visto ainda não foi revogado, pode ser que você consiga entrar, no entanto a chance de ser interrogado e barrado é grande. 

Consegui meu green card no Consulado Americano no Rio de Janeiro em 2012. No entanto, desde então, continuei a morar e trabalhar no Brasil. Eu vinha aos Estados Unidos anualmente nas minhas férias de trabalho. Aposentei-me no Brasil em 2019. No momento, estou nos EUA desde o mês agosto passado para morar e trabalhar. Quanto tempo preciso estar nos Estados Unidos para dar entrada na minha cidadania?

Renata Castro – Você só poderá fazer sua cidadania, depois de quatro anos e um dia da sua presença contínua nos EUA. Desde que você cumpra todos os requisitos exigidos, depois desse período, você pode requerer a sua naturalização.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo