Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Coral Springs (FL), telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Minha filha tem problema cardíaco para o resto da vida e vai precisar fazer uma cirurgia quando completar 5 anos — momento ela tem 1. Temos direito a alguma coisa? Podemos ser deportados mesmo ela estando em cuidados médicos aqui?

Renata Castro — O fato de sua filha ter uma condição médica não garante acesso ao Green Card, somente se você estiver nos EUA há mais de dez anos e for colocado em processo de deportação, você poderá solicitar uma proteção dentro da lei 42B. A deportação de pais de cidadãos americanos que estão passando por tratamento médico é possível, no entanto, o governo costuma utilizar um critério baseado em questões humanitárias, mas tudo depende do governo no poder no momento da possível deportação.

Eu e minha família moramos em São Paulo e temos planos de mudar para Orlando. Antes disso, já estamos com toda documentação pronta pra ficarmos na Itália por 6 meses e tirarmos a cidadania. Com visto Italiano temos direito ao Green Card americano? Vamos comprar casas /aptos para alugar e nos gerar uma receita até $10 mil mensais. Isso ajuda? Também gostaria de saber o caminho para emprestar dinheiro ao Governo — me parece que investindo $500 mil no EB5 receberíamos nosso GC e o dinheiro após 5 anos com correção? Ouvi dizer que com visto Europeu E-1 ou E-2 temos direito a 5 anos, abrindo um negócio.

Renata Castro — O passaporte italiano dá acesso ao visto E-2, que é para empresários de pequeno e médio portes, mas os negócios, ao contrário ao que você propõe, que é a aquisição de imóveis e geração de receita passiva de aluguel, os negócios requerem algum tipo de pacto econômico além do financeiro pro investidor, ou seja, na maioria das vezes, geração de emprego. No seu caso talvez seja possível estruturar o investimento de outra forma para você e sua família se qualificar para o visto E-2. Não existem programas de empréstimo ao governo em troca de Green Card. Existe sim a possibilidade de um investimento ou na casa dos $ 900 mil ou acima de $ 1 milhão, desde que seja de acordo com os requisitos legais e gere o número necessário de empregos poderá dar a você e sua família um Green Card. O visto E-2 tem um período de validade de cinco anos com uma permanência de até sete anos, mas ele não leva ao Green Card por um período de permanência nos EUA, ele só leva ao Green Card caso você aumente o valor investido e gere um número de empregos necessários para obter o documento. Minha sugestão é que você entre em contato com o nosso escritório para passar por uma triagem gratuita do seu caso.

Meu filho de 3 anos está em processo de green card com o pai, será que consigo tirar meu visto de turista para viajar com eles. 

Renata Castro — O seu filho recebendo o Green Card aos 3 anos não abre necessariamente as portas de entrada ou a possibilidade para você obter o visto de turista. Sem dúvida é um motivo plausível para você vir ao país, mas o Consulado ficará apreensivo que você virá para morar nos EUA de forma permanente, mesmo que de maneira ilegal. Minha sugestão é que, ao fazer um visto de turista, você consulte o advogado que está cuidando do caso do seu filho para evitar qualquer tipo de risco para o Green Card dele. Porque o Green Card não é algo para ter e colocar na carteira, é preciso ter a intenção de residir. Se o seu filho vai receber o Green Card, mas você ou o pai não têm a intenção de permitir a residência do menino, ele pode perder o Green Card, e isso pode ser averiguado durante a sua entrevista de visto. Sugiro que você mostre documentação que mostre seu elo com o Brasil.

Entrei nos EUA com meus dois filhos menores de 21, todos nós com visto de turista. Sou divorciada no Brasil, mas vim com o consentimento do meu ex-marido com relação aos filhos. Tenho uma procuração do cartório em que eu tenho a autorização para morar com eles aqui. Me casei com um Green Card Holder aqui nos EUA cerca de 4 meses depois que entrei no país. Já estamos juntos há 2 anos e estamos morando juntos aqui mas ainda no prazo do nosso visto e permanência aqui nos EUA. Estou aplicando para meu Green Card e gostaria de saber se já posso fazer a aplicação para o Green Card dos meus filhos junto com a minha e qual o form que devo fazer para eles.

Renata Castro — Você não fala na pergunta a idade de seus filhos, pois menor de 21 anos, para esse tipo de processo, é tratado diferente de um menor de 18 anos. Os seus filhos só podem entrar no processo caso você tenha casado com seu novo marido antes  deles completarem 18 anos.

Fui para o EUA em 2005 onde passei pela imigração e me deram uma carta para comparecer na corte em 15 dias para avaliar minha situação. Não compareci e, em 2011, voltei para o Brasil. Hoje sou servidor público estadual em MG há mais de 6 anos, tenho salário considerado bom, tenho casa, terrenos, fiz faculdade etc. Ou seja, tenho muitos vínculos no Brasil. Nesse caso, para eu tentar um visto de turismo eu preciso antes fazer um pedido de perdão? Ou pelo fato de haver mais de 10 anos da minha saída eu não preciso mais? 

Renata Castro — Por não ter comparecido à audiência nos EUA, você tem uma ordem de deportação, então mesmo que tenha passado 10 anos, você precisa sim de um pedido de perdão. Os EUA olhará o seu pedido de visto de forma incrivelmente criteriosa, pois já houve uma violação anterior não só no período de permanência mas também pelo fato que você desrespeitou as diretrizes do fórum quando não compareceu à audiência. Podemos ajudá-lo com o pedido de perdão, entre em contato conosco.

Vim para os EUA pelo Cai Cai, fui liberada por parole, e tenho corte marcada para 2024. Vou me casar com cidadão americano, em quanto tempo consigo meu Green Card?

Renata Castro — Seu tempo de processo vai depender de uma série de variáveis, até porque se você entrou pelo Cai-Cai, você precisará de um perdão, que será feito nos EUA mas tramitado no Consulado no Brasil. Podemos ajudar você a navegar esse processo complexo, independente de qual estado você more nos EUA. Inclusive, talvez seja possível você obter o seu Green Card aqui nos EUA, mediante circunstâncias extraordinárias. Entre em contato com o nosso escritório.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo