Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Caroline Dreyfus Esq, advogada com escritório em Miami (FL), telefone (305) 594-7696.


Estou me mudando para Minnesota em abril para morar com meu namorado americano, pretendemos nos casar em julho/agosto ainda este ano. Sou divorciada e meu passaporte/visto ainda estão com meu nome de casada, pois é válido por mais 9 anos. Para dar entrada no green card eu necessito de um passaporte com nome de solteira? Ou apenas a averbação do divórcio (com tradução juramentada) é suficiente?

Caroline–Você terá que decidir qual nome você terá depois do casamento. Independentemente de qualquer decisão que você tomar, é importante notar que depois que iniciar sua petição com a imigração seu passaporte tenha o mesmo nome que aparece no processo.

Estou casado e com green card e já posso aplicar para a cidadania. Tendo em vista que minha mãe foi banida por 10 anos de pedir visto por ter estado ilegal nos Estados Unidos eu consigo dar entrada no green card para ela? É melhor eu aplicar para ela quando sair minha cidadania ou já posso dar entrada?

Caroline–Somente cidadãos podem aplicar para os pais, no entanto, se sua mãe foi barrada por 10 anos, é preciso esperar pelo menos 9 anos antes de aplicar.  Tendo em vista que o processo demora em média de um ano.

Gostaria de saber quais os direitos quando se tem o visto de estudante? Por exemplo, posso tirar carteira de motorista?

Caroline–O visto de estudante é bem restrito.  Enquanto estiver  morando e estudando no país você pode tirar sua carteira de motorista. Geralmente, você não pode trabalhar. Porém, em alguns casos, depois de quatro anos de universidade é permitido trabalho de estágio.  

Eu e minha esposa entramos nos EUA de forma ilegal e vivemos aqui por três anos e tivemos um filho. Voltamos para o Brasil e ficamos lá por oito anos. Agora tem 7 meses que voltamos para a América, mas dessa vez com o visto, nosso visto venceu mas pedi a extensão e ainda espero a resposta. Mas me enviaram uma carta dizendo que estou em processo e com essa carta tirei minha carteira de motorista. Teria alguma forma para que eu e minha família ficarmos aqui de forma legal?

Caroline–Se você ficar nos Estados Unidos mais de 6 meses depois que vencer sua estadia, de acordo com sua situação, você não pode se legalizar.  Porém, se vocês voltarem para o Brasil antes de completar 6 meses do vencimento de sua estadia há uma chance que você possa voltar com um visto de estudante ou de trabalho.

Atualmente possuo uma empresa de T.I aqui no Brasil e tenho como um de meus clientes de maior expressão a americana UPS, trabalho há um tempo com eles nessa área. Eu gostaria de me mudar para os Estados Unidos com minha esposa e meu filho de três anos, porém tenho dúvidas na questão do visto, já ouvi dizer que posso aplicar o L1 daqui, também ouvir dizer que posso aplicar o visto de turista, abrir uma filial nos Estado Unidos e depois aplicar o L1 para mim e minha família.

Caroline–Você pode dar entrada no visto L1 enquanto estiver no Brasil ou depois de chegar nos Estados Unidos como turista. Para conseguir um visto L1, e preciso abrir uma filial que faz exatamente a mesmo ramo que sua empresa no Brasil.  A sua empresa também tem que estar funcionando no Brasil pelo menos há três anos antes de aplicar para o L1.  

Nosso período de permanência venceu (eu e a esposa–visto de turismo). Você aconselha andarmos portando documentos do Brasil, como passaporte, carteira de motorista do Brasil ou é menos pior andar sem documento? 

Caroline–É sempre melhor estar preparado para qualquer situação.  Andar com todos seus documentos pode minimizar transtornos com a lei.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo