Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Renata Castro, advogada com escritório em Weston e Naples (FL), telefone (954)888.6383.


Tenho uma filha que veio para os Estados unidos com visto de turista e já venceu, porém ela nesse período estudou e foi aprovada para o college com notas excelentes. Mas, não pode fazer por não ter o visto de estudante, existe alguma possibilidade para isso? Se houver, os pais podem acompanhá-la nesse processo de permanência ou não? Ela tem 16 anos.

Renata – Essa é uma triste realidade de várias crianças nos EUA hoje, em situação irregular. Além da eligibilidade para o DACA que permitiria que ela obtivesse carteira de motorista e autorização de trabalho, não existe hoje processo que permita que sua filha resida nos EUA de maneira legal.

Estou com intenção de me mudar para os EUA. Tenho uma tia que é cidadã americana, bem como minha vó paterna. Para que eu possa ficar legal eu posso pedir o green card pela minha tia ou minha avó, ou tenho que esperar meu pai pedir para depois eu pedir por ele? Existe uma forma de fazer pedido simultâneo? Estou me casando, e se possível gostaria de pedir de uma só vez o meu e o da minha esposa. 

Renata – A justiça americana opera diferente da justiça brasileira na questão de transferência de cidadania. Sua avó e tia não podem solicitar o pedido imigratório para você. O seu pai poderá pedir residência pela sua avó, mas o processo demora em torno de 6 anos. A partir da data de residência do seu pai (desde que ele cumpra com os requisitos legais) contabilizam-se 5 anos e e ele poderá pleitear a cidadania norte-americana. Infelizmente o seu processo levará de 5 a 7 anos após a emissão da cidadania do seu pai. Os processos não podem ser feitos simultaneamente, e, devido à complexidade, sugiro que você entre em contato com nosso escritório para maiores esclarecimentos.

Sou policial na minha cidade no Brasil e estou tendo problemas dentro do trabalho com perseguição de chefes. Sou honesto não faço nada de errado que venha me prejudicar. Agora estão ameaçando minha família. Sobre asilo político ou algo desse tipo, posso me enquadrar?

Renata – Para determinar eligibilidade, é preciso provar que você sofre, sofreu, ou sofrerá perseguição por causa da sua raça, religião, nacionalidade, opinião política, ou participação em um determinado grupo social. Portanto, é possível sim que você se enquadre na legislação de asilo, mas são necessárias mais informações que as apresentadas.

Olá, moro na Europa legalmente desde 2007, falo cinco idiomas. Tenho visto para os EUA e gostaria de morar legalmente no país. Existe uma possibilidade para uma tentativa?

Renata – Sua fluência em 5 idiomas de fato demonstra habilidade e conhecimento que são valiosos para o mercado de trabalho norte-americano,  no entanto, os dados apresentados não são suficientes para um parecer legal. Recomendo que você entre em contato para agendamento de consulta aonde detalhes poderão ser discutidos.

Minha filha está estudando nos EUA. Será que eu e minha esposa poderíamos ficar com ela durante o período do curso dela com status de turista ou teríamos outra opção. Desde já obrigado.

Renata – A possibilidade existe, mas está atrelada a vários fatores- idade da sua filha, duração do curso – para citar alguns. Você e sua esposa tem a opção de pleitear um visto de estudante estabelecendo para vocês a oportunidade de ficar nos EUA por um período de tempo maior. Caso o visto de estudante não seja uma opção é possível pedir uma extensão de visto, no entanto, o processo é complexo e sugiro acompanhamento de um advogado.

Minha enteada vai se tornar cidadã e vai aplicar para residência da mãe dela, minha esposa. Como me enquadro nesse caso?

Renata – Em 12 anos, quando sua esposa receber o benefício imigratório,ela poderá pedir o green card para você, e você poderá receber o green card como cônjuge de um residente legal americano. O processo hoje leva dois anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo