Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Minha cunhada tem cidadania americana e mora nos EUA. Ela tem intenção de aplicar para o visto da minha esposa (irmã dela). O prazo pode variar de 10 a 15 anos, porém minha dúvida é se realmente minha esposa, eu e minha filha (1 ano), nos enquadramos no F4 e também se não haveria problemas com nosso visto B1/B2, pois mesmo que efetuemos a aplicação para F4, gostaríamos de poder continuar a visitá-la eventualmente aí nos EUA.

Gardini – Não existe aplicação para F4, para esposo e filhos. A preferência F4 seria somente para sua esposa, pois ela tem a irmã cidadã. Sua esposa é a principal no caso e os filhos e esposo são derivativos. Ou seja, vai receber o green card os filhos menores de 21 anos e solteiros e com que ela for casada daqui a 15 anos. 

Minha sogra é aposentada e tem uma irmã que mora nos EUA. No ano passado ela foi visitar sua irmã, e ficou por 6 meses e 9 dias. Agora nós estamos querendo ir visitar a irmã dela novamente, mas estamos com receio dela ser barrada na entrada do País. O visto dela já está cancelado? Ela cometeu algum crime?

Gardini – Se houver uma explicação o do porque ela ficou os nove dias a mais isso poderia ser evitado. Ficar 9 dias a mais do que o permitido não dispara o castigo, mas existe sim, ainda o problema de ela ter dificuldades de entrar. Ela não cometeu nenhum crime.

Estamos (eu, marido e filha) nos EUA com visto de turista. Meu pai é cidadão americano e pretende entrar com o pedido de cidadania para mim, do Brasil que é onde ele está e não pode sair por enquanto. Posso continuar vivendo nos EUA até que saia meu green card? Qual seria a solução mais correta e que não me prejudique nesse processo? Teria como eu receber uma autorização para trabalho e dirigir, afinal são 11 anos de espera para a filha casada. E eu ficando ilegal pode me prejudicar no meu processo de green card?

Gardini – Vamos lá, várias perguntas. O pedido feito pelo seu pai para você imigrar para os Estados Unidos NÃO te dá o direito de ficar aqui legalmente e NÃO te dá o direito de uma autorização de trabalho e social security. Para isso, você deveria buscar um visto que permitisse você ficar aqui legalmente além dos 6 meses como turista. Se você ficar ilegal, muita coisa pode acontecer, e certamente dificultaria o seu caso para pegar o seu green card, mas não seria impossível.

Moro nos EUA há cinco anos, entrei com visto de turismo, eu posso viajar dentro dos EUA mostrando apenas meu passaporte brasileiro sem ter problemas com a imigração?

Gardini – Sim, você pode viajar com o seu passaporte válido, e você não deveria ter problemas, mas não existe garantia.

Quanto tempo está demorando visto K1? Antes de terminar o processo de cidadania do meu namorado já posso dar entrada no visto?

Gardini – O processo de K1 leva em média de 5 a 6 meses e somente poderá ser iniciado após o seu namorado obter a cidadania, o processo não pode ser iniciado antes. 

Tenho contato com uma brasileira nacionalizada americana há 20 anos, morando em Orlando. Há 5 anos ela abriu uma empresa nos EUA de importação e exportação e este ano, me chamou para fazer sociedade com ela, equivalente a 40%. O fato de me colocar como sócio, pode me trazer algum benefício imigratório?

Gardini – Sim, poderia. Ela poderia fazer uma aplicação de visto L1-A para você e mesmo uma aplicação para o green card através do processo de EB-2.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo