Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Renata Castro, advogada com escritório em Weston e Naples (FL), telefone (954)888.6383.


Estou nos EUA há 10 anos, me casei e tenho meu green card. Mas tive um problema com a polícia, pois fui presa por prostituição. Queria saber se corro risco de perder meu green card? Estou muito preocupada. Nunca antes cometi nenhum crime em toda minha vida, esta foi a primeira vez.

Renata – O crime de prostituição tem impacto sim no seu status imigratório, no entanto, é importante saber se você foi condenada pelo crime, pois isso faz diferença. Sugiro que você procure uma advogada com experiência na área criminal para que o seu caso não impacte de maneira negativa o seu status imigratório.

Tenho permissão de trabalho deste 2012, estou no processo de 10 anos, o juiz parou meu caso e agora renovou minha permissão anualmente. Ele disse que não tinha nenhuma lei que me beneficie, por isso ia fechar o meu caso e me dar a permissão que pode ser renovada até que apareça uma lei que me beneficie. Tem alguma lei que me beneficie?

Renata – Não existe processo de 10 anos, o que a lei permite é que você responda em liberdade a um processo imigratório caso você se enquadre no que chamamos de non-lawful permanent resident cancellation of removal. Infelizmente os fatos que você apresenta são limitados, mas acredito que o posicionamento do juiz é correto. No entanto, sugiro que você procure a ajuda de um advogado com conhecimento no processo.

Gostaria se saber quanto tempo demora um processo para adquirir o green card de mãe com cidadania passando para o filho maior de idade que mora no Brasil. Esta pessoa que está no processo pode tenta tirar o visto?

Renata – Se a mãe ainda não virou cidadã e o filho maior de idade no Brasil ainda é solteiro *Nunca foi casado* sugiro que você discuta com uma advogada as alternativas no processo. Portadores de green card que pedem residência legal para seus filhos tem um processo mais rápido de acordo com o visa bulletin atual. Esse período de espera flutua, e hoje (de cidadão para filhos adultos) leva aproximadamente 8 anos. Quanto ao visto, é impossível determinar o impacto do processo no seu pedido de visto. O consulado analisa os elos que o filho tem com o Brasil que o levariam a não ficar irregularmente nos EUA. Você só saberá o resultado quando tentar o visto.

Quando se tira o Tax ID a probabilidade ser se tornar legal aumenta?

Renata – Tax ID é um número de identificação emitido pelo fisco norte-americano para que não residentes possam pagar imposto nos EUA, e a posse do mesmo não impacta a elegibilidade de qualquer indivíduo em obter status legal.

Tenho um filho de 11 anos que está morando comigo na Flórida e meu marido vai fazer a petição para residência dele. Gostaria de saber se preciso de algum documento com pai dele que está no Brasil? Nunca fui casada com o pai dele, sou mãe solteira.

Renata – A imigração não costuma pedir autorização do pai biológico ou acordo de guarda, portanto, o único documento que se fará necessário em relação ao seu filho será a certidão de nascimento. Isso não quer dizer que você não preciso de um acordo de guarda do menor emitido pelo pai dele para saída do menor do Brasil.

Minha filha veio para cá com 10 anos e agora tem 37 e não consegue se legalizar. Tenho cidadania há uns 12 anos e já tentei tudo. O que posso fazer?

Renata – Como mãe, entendo sua aflição, no entanto sua pergunta é um tanto vaga. Quando você diz que já tentou de tudo, o que foi tentado? Por que ela não recebeu residência com você? Existem algumas considerações que são cruciais para determinar o melhor caminho para que você possa, finalmente, ajudar a sua filha.

Sou casado com uma americana há um ano, mas estamos juntos há sete anos e tenho um filho com ela. Atravessei a fronteira com o México e fui pego pelos agentes há 14 anos, paguei fiança e fui solto, mas não compareci à corte de imigração, qual é a minha chance do meu perdão ser aprovado?

Renata – Devido a complexidade do seu caso recomendo que você converse diretamente com um advogado de imigração para uma avaliação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo