Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Minha mãe é brasileira de nacionalidade americana e mora em Tampa (FL). Eu tenho nacionalidade europeia e atualmente estou com minha mãe na Flórida. Meu visto de entrada expirou em julho. O que devo fazer para aplicar para green card e qual melhor forma aplicar como europeia, que foi com esse passaporte que entrei?

Gardini – Então, seu visto europeu é um pouco pior do que o brasileiro quando a pessoa está indocumentada aqui nos EUA. Pois a pessoa se for pega pelo ICE/Imigração, não vai ter o direito de ver um juiz de imigração e será deportada sumariamente. Sua mãe deve colocar a petição chamada I-130 para você, se você for solteira o tempo de espera é em torno de 7 anos para você pegar o Green Card, se você for casada esse tempo aumenta para quase 12 anos de espera, mas ai seu marido e filhos menores de 21 anos e solteiros estariam inclusos. O passaporte europeu não vai fazer com que tenha um tempo mais curto de espera. Se você for menor de 21 anos e solteira, aí muda a situação e o tempo de espera é de aproximadamente dois anos. Depois que o tempo passar se você for maior de 21 anos. Você terá que retornar ao seu pais de origem na Europa ou no Brasil para poder pegar o green card com um pedido de perdão pela sua ilegalidade, o que n ao acometeria se você for menor de 21 anos e solteira.

Vivi ilegal nos EUA entre 2004 e 2009. Tive dois filhos nos EUA e pretendo retornar em 2019 para que eles possam estudar. Sei que existe uma lei que estes filhos podem conceder a cidadania para seus pais. A pergunta que faço é: se meu filho quando tiver 21 anos requerer a cidadania para mim, eu poderei estar ilegal no momento desta requisição ou eu tenho que estar no Brasil?

Gardini – Presta atenção, pois a coisa é séria. Não existe perdão de filhos para pais. Ou seja se você cometer fraude no pedido do visto ou se você vier com passaporte alterado ou sem visto, seus filhos não vão poder fazer o pedido de green card para você, a menos que você passe dez anos no Brasil. Mas caso você consiga o visto de forma correta sem mentiras e venha para os EUA e depois fique fora da permanência, ai sim você ainda consegue o green card por eles. Logicamente não é recomendável ficar indocumentado nos EUA, pois problemas podem acontecer como o ICE pegar e colocar em um processo de deportação. Mas, pais que entraram com visto e passaram da permanência e que tem um filho cidadão de 21 anos ou mais podem conseguir o green card, de novo, a recomendação é que não se fique indocumentada ou fora do status.

Meu pai e nós da família dele somos ameaçados por um policial que ajudamos a colocar na cadeia.  Eu, minha esposa e minha filha viemos para os EUA há quatro anos com visto de turista, que já expirou. Meu pai está querendo entrar em asilo aqui com medo de retornar ao Brasil. A pergunta é: meu pai entrando em asilo, eu posso entrar no processo dele mesmo estando ilegal?

Gardini – Para entrar no asilo do seu pai você tem que ser derivativo dele dentro do processo. A definição de derivativo são os filhos solteiros e menores de 21 anos. Caso você tenha mais de 21 anos ou seja casado, ou os dois, que baseado na pergunta acredito ser o seu caso, então você precisaria de entrar com o seu próprio pedido de asilo, pois você não qualificar como derivativo. E vale lembrar que o pedido de asilo deveria ser feito dentro de um ano após a entrada nos EUA. Mas existem algumas exceções para isso.

Meu pai é cidadão americano, eu tenho 22 anos e moro no Brasil, gostaria de saber quanto tempo demoraria para ele conseguir me dar o green card?

Gardini – Isso depende de vários fatores, se seu pai já era cidadão antes de você ter 18 anos o processo pode ser mais rápido. Mas se você já tinha mais de 18 anos quando o seu pai virou cidadão ai ele vai ter que aplicar para o seu green card primeiro com a petição I-130 e se você for solteiro o tempo de espera é de sete anos, se você for casado o tempo de espera é de 12 anos para você pegar o green card.

Tive um DUI em 2004 na Flórida e no mesmo ano retornei para o Brasil, sendo que paguei um advogado para comparecer à Corte e ele não foi. Tem três anos que eu voltei novamente  para os Estados Unidos com visto e hoje eu moro em New Jersey e estou em processo de legalização para obter o green card. Posso ter alguma complicação para me legalizar devido a isso mesmo tendo sido ocorrido há 14 anos atrás? Desde já agradeço.

Gardini – Sim, isso poderia vir a causar problemas, pois se realmente o seu DUI não foi resolvido ainda existe um mandado de prisão em aberto contra você. Seria interessante você corrigir o problema ou pelo menos tentar buscar a informação se isso ainda esta em aberto para evitar uma negação ou atraso do seu caso.

Morei nos Estados Unidos durante seis meses com visto de estudante, porém tive um impasse financeiro e acabei tendo que retornar ao Brasil. Acabei não pagando a faculdade e tenho uma dívida de dois mil dólares. Gostaria de saber se teria problema para eu tentar entrar novamente no país com visto de turista.

Gardini – Acredito que não, mas sempre existe o risco. Uma dívida em aberto pode virar uma execução o que pode virar um mandado de prisão por caso civil, mas geralmente isso não é um impeditivo da pessoa entrar no pais de novo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo