Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Quero ir para os EUA com o visto F1 para estudar inglês, e passando um tempo, mudar para o college; a movimentação financeira em conta pode prejudicar o processo para extensão de visto de estudante?

Gardini – Bem, se a movimentação financeira for devido ao trabalho sem autorização dentro dos EUA, obviamente se isso for descoberto pelas autoridades imigratórias americanas poderá fazer com que o visto de estudante seja invalidado. Lembre-se que o visto de estudante é para a pessoa vir e estudar, existe a possibilidade de trabalho através de programas onde após a escola a pessoa pode fazer um trabalho legalmente baseado no CPT ou OPT.

Meu marido morou nos Estados Unidos pelo período total de 10 meses (nov/2015 a ago/2016), com visto de turista. Ressalto que ele nunca extrapolou o prazo de permanência, pois voltou duas vezes ao Brasil neste período, renovando a permanência de 6 meses. Ele trabalhou como motorista pelo aplicativo do Lyft (durante uns 3 meses), tendo também aberto corrente no banco e tirou a CNH americana. Ele tem passaporte italiano, será que seria melhor ele voltar para passear (somente 15 dias) com o passaporte italiano?

Gardini – Qualquer inadmissibilidade, ou seja, impeditivo de ele entrar nos EUA não estará ligado no passaporte usado e sim na própria pessoa como nome e data de nascimento. Trocar o passaporte não resolve o problema. Eu não recomendo fazer isso, pois o sistema de entrada nos EUA é baseado em impressões digitais, então a imigração já sabe que ele entrou no passado com  passaporte brasileiro e por que ele estaria entrando com o italiano agora se ele tem um visto válido.

Olá, meu esposo tem um green Card. Ele pode dar entrada no processo de green card para mim ou só tirando a cidadania? Quando casei com ele meu visto estava válido.  

Gardini – Sim, ele pode pedir o green card tendo somente o green card. O processo levará quase dois anos se você estiver dentro do status ou permanência. Caso você já esteja fora do status ou permanência, o processo pode levar de dois a três anos e será necessário que você retorno ao Brasil e também será necessário um pedido de perdão, mesmo você tendo entrado com o visto, pois as pessoas fora da permanência não são perdoadas automaticamente no casamento. Isso ocorre em caso de casamento com cidadão.

Meu pai tem o green card, gostaria de saber se ele pode patrocinar o green card para mim, sendo que tenho 23 anos. Quanto tempo demora em média?    

Gardini – Se você for solteiro a resposta é sim, o tempo de demora é em trono de seis a sete anos de espera. A condição é que você não pode casar enquanto seu pai tiver o green card. Pais com green card podem aplicar para filhos solteiros independentemente da idade, mas não podem aplicar para filhos casados

Sou brasileiro do Rio Grande do Sul e em 2016 estive nos USA onde fiquei internado num hospital no Texas e descobri a diabetes. Ficou uma dívida de 5000 dólares mais ou menos, tenho como consultar se isso está na minha “ficha” ou se poderá me impedir de uma futura entrada para turismo?

Gardini – Fica difícil de saber se a dívida chegar ao ponto de execução onde possa existir um mandado de prisão civil isso poderia afetar a sua entrada no pais, caso contrário isso não afetaria a sua entrada nos EUA.

Minha namorada morou nos EUA de 1997 a 2012. Nesse período ela era menor de idade e estava ilegal. Ela possui histórico escolar e tudo mais, gostaria de saber se ela entra na lei do banimento de 10 anos morando ilegal de menor nos EUA.?

Gardini – Se ela chegou a ter mais de 18 anos de idade no dentro dos EUA e ficou aqui por mais de um ano sendo maior de idade, infelizmente o castigo de 10 anos aplicaria para ela.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo