Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.


Olá, gostaria de saber se após ter dado entrada no pedido de extensão de turista, caso não obtenha resposta até a data a final dos 6 meses é preciso sair do país? E sendo assim ao retornar esse processo não será mais válido? E voltando em uma semana corre se o risco de não ser aceito, mesmo estando matriculado em uma escola pública?

Renata – A entrada na extensão de turista não protege a validade do visto de turista, ou seja, mesmo que a extensão seja protocolada, o agente consular ou imigratório pode proibir a entrada do portador do visto. No seu caso, a matrícula em escola pública constitui violação do status de turista, e poder ser um agravante na reentrada no país.

Estou nos Estados Unidos há quatro meses, entrei com o visto de turista, juntamente com meu esposo e duas filhas. Meu irmão é cidadão americano, ele pode aplicar o documento para mim?  Eu posso esperar pela resposta dentro do País?

Renata – Seu irmão pode sim iniciar o processo para você, no entanto, o processo leva entre 12 e 14 anos, e não permite sua permanência no país neste período. 

Gostaria de tirar uma dúvida, passei pela entrevista do green card no Rio de Janeiro, faltou a minha certidão de nascimento original, eu providenciei e levei na segunda feira seguinte. Rastreando meu processo no site está falando que meu caso está em processamento administrativo. Você consegue me informar se demora muito tempo para eles me devolverem meu passaporte e me liberar pra viajar para os EUA?

Renata – Infelizmente não há como prever o tempo de processamento administrativo de casos tramitados a nível consular. Sorte no seu processo e espero que você receba, em breve, o seu passaporte e do seu filho.

Moro nos EUA e atualmente estou fora de status e gostaria de saber se posso aplicar para o visto de habilidades especiais? Minha área é na parte da música, toco violino há 11 anos e também sou professora de violino.

Renata – Se você já está fora de status há mais de 183 dias não é possível solicitar o visto por habilidades especiais.

Fui passear em Miami em 2016 para ficar dois meses. E quando o oficial da imigração me perguntou, eu disse que ficaria dois meses. Porém, estiquei minha estadia e fiquei cinco meses. Estou pensando em voltar nesse fim de ano pra passar o Natal em NY.  Será que vou ter problemas por conta disso ao entrar?

Renata – O agente imigratório pode sim questionar o período de permanência na entrada anterior e a discrepância de datas. Infelizmente você só saberá o resultado da sua tentativa no momento que chegar ao aeroporto ou porto de entrada estadunidense.

Eu gostaria de saber se é possível passar o green card para minha sobrinha caso eu a adote  legalmente? Eu tenho o green card de 10 anos e só posso fazer cidadania em julho de 2020.

Renata – Adoção de familiares menores de idade costuma criar dificuldades junto a imigração, já que a mesma suspeita da base da adoção – ou seja, que a adoção é apenas para transferência de documentos. O processo de Special immigrant Juvenile Status, também conhecido como SIJS, talvez possa satisfazer a necessidade da sua sobrinha sem adoção. Sugiro que você procure uma advogada para uma consulta individualizada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo