Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado de imigração, telefone (855)337-8440.


Eu tenho uma filha de 11 anos que está em processo de legalização junto comigo. Como o processo está demorando muito, eu vou ter que manda-la para ficar um ano com o pai.  Ela pode vir somente para a entrevista? Ou teria que abrir outro processo de residência?

Gardini – A resposta vai depender do processo. Se ela estiver fazendo uma aplicação para o green card dentro dos EUA, o que se chama adjustment of status, ela precisará de uma permissão especial para sair do país e retornar, isso é feito através do formulário I-131, também conhecido como advance parole. Se ela sair dos EUA, com o processo pendente e sem esse documento, ela terá que fazer tudo de novo ou mesmo fazer via Brasil.

Sou cidadã americana e resido nos EUA. Antes de casar comigo, meu atual marido já entrou e morou ilegal nos EUA. Temos uma filha que nasceu no Brasil, mas que é cidadã americana. Tem mais de 10 anos que o meu marido voltou para o Brasil e mora lá. Agora vamos dar entrada no green card para ele. Será que temos que pedir o perdão e depois tentar a legalização? Será que temos boas chances de ter mérito nesse processo?

Gardini – Sim, o caso terá sucesso e seu marido receberá o green card. Se a única violação dele foi ter ficado nos EUA indocumentado e não há nenhum outro problema com a imigração, como uma carta de deportação, ou nenhuma problema criminal, e ele já está há dez anos no Brasil, não haverá necessidade de um pedido de perdão. O processo de green card dele deveria levar algo entre 12 a 18 meses.

Estou querendo viajar para fora dos EUA, mas meu passaporte está com o nome de solteira e o green card com o nome de casada. Tem algum problema ou chance de eu ser barrada? Mesmo se eu levar minha driver license e a certidão de casamento?

Gardini – Não haverá problema nenhum, mas leve sua certidão de casamento. Isso é o que minha esposa faz, pois ela ainda tem o nome de solteira no passaporte e todos os outros documentos estão no nome de casada. Nunca houve um problema.

Vivo nos EUA há três anos, meu visto está expirado. Vim com minha esposa que tem green card e minhas enteadas, uma de 26 anos americana, e outra de 20 anos que tem green card. Quero legalizar minha situação, mas minha esposa só pode aplicar pra cidadania em setembro 2019. E o processo é demorado. Queria saber se posso obter documentos através de minha enteada? Na realidade eu preciso viajar ao Brasil este ano, mas queria ter certeza que posso ir e voltar.

Gardini – Depende, se você casou com a sua atual esposa e a suas enteadas eram menores de 18 anos, ou pelo menos a mais nova não tinha 18 anos completo então a mesma poderá pedir o green card para você. Mas lembre-se que para suas enteadas pedirem o green card para você elas tem que serem maiores de 21 anos e parece que a mais nova ainda não alcançou essa idade e nem é cidadã ainda. Resumindo, para você receber o green card algumas regras tem que ser estabelecidas: 1) a enteada tem que ser cidadã americana, com green card não pode; 2) a enteada tem que ser maior de 21 anos; 3) o casamento com a mãe/pai da enteada, tem que ter ocorrido antes da mesma ter completado 18 anos.

Estou nos Estados Unidos e apliquei para extensão do meu visto de turista, porém os documentos que foram enviados pelo Correio, não chegaram até o momento, a USPS disse que atrasou com a entrega e vai continuar atrasado. Meu visto expirou tem oito dias, mas já comprei passagem de volta para semana que vem, como faço para resolver esse problema com a imigração e não ter problemas pra voltar?

Gardini – Guarde o recibo de tudo, do correio, da notificação de atraso e etc. ai se você for questionado no aeroporto você explica o que aconteceu. Isso não é garantia de que você vá entrar, mas aumenta as chances e em muito

Entrei com o visto de estudante em dezembro de 2016, meu visto vence em 2020 e moro com um americano desde que cheguei. Meu college acaba em abril de 2020 e o visto vai até dezembro. Quanto tempo antes do meu visto acabar eu posso dar entrada no casamento?

Gardini – Para você dar entrada no seu casamento, não depende do seu visto de estudante. Você pode casar com a sua namorada/o quando vocês quiserem e dar entrada logo em seguida após o casamento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo