Histórico

Por motivos econômicos, menor estado americano suspende suas atividades

Rhode Island vai parar por 12 dias para equilibrar orçamento e economizar 22 milhões

O governo do menor estado americano, Rhode Island, vai adotar uma tática de guerra para equilibrar as finanças em época de crise: as atividades de quase 11 mil servidores públicos (81% da força de trabalho do estado) serão suspensas por 12 dias como forma de economia. O governador Dan Carcieri revelou que apenas as funções essenciais, como bombeiros e policiais, por exemplo, continuarão trabalhando nas ‘férias forçadas’.

O descanso não será remunerado, é claro, e nem será adotado de uma vez: a ideia é estabelecer um feriado por mês, até o final do ano fiscal, em meados de 2010 – e o primeiro será em 4 de setembro. Segundo uma pesquisa da Conferência Nacional das Assembléias Legislativas, pelo menos mais 19 governos fizeram propostas de licenças de funcionários e suspensão de atividades para economizar dinheiro em meio à maior crise financeira desde a Grande Depressão.

No caso de Rhode Island, a taxa de desemprego é a segunda maior entre os estados americanos (12,7%) e a medida drástica deve economizar algo em torno de 22 milhões de dólares. Mas a decisão do governador deve enfrentar uma batalha judicial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo