Estados Unidos Manchete

Presidentes latinos cumprimentam Biden pela posse. Bolsonaro mantém silêncio

Bolsonaro foi a única liderança que mesmo após a confirmação da vitória de Biden manteve questionamentos sobre a eleição do Democrata

Lideranças usaram o Twiiter para enviar mensagens ao novo presidente dos EUA (foto: Reuters/ Kevin Lamarque)
Lideranças usaram o Twiiter para enviar mensagens ao novo presidente dos EUA (foto: Reuters/ Kevin Lamarque)

Durante seu discurso de posse, Joe Biden enviou uma mensagem clara a outras nações.

“O mundo está nos observando, nos observando hoje. Portanto, aqui está minha mensagem para aqueles que estão além de nossas fronteiras: a América foi testada e nós saímos mais fortes. Vamos consertar nossas alianças e nos comprometer com o mundo mais uma vez. Não para enfrentar os desafios de ontem, mas os desafios de hoje e de amanhã”, disse o presidente.

Antes e após a posse, vários líderes latino-americanos usaram as redes sociais para cumprimentar e enviar mensagens a Biden:

O presidente chileno Sebastián Piñera escreveu:  Hoje @JoeBiden assume o cargo de 46º presidente dos Estados Unidos. Sua administração terá como missão curar a alma do país e fortalecer a amizade cívica. O compromisso com a democracia, a liberdade e os direitos humanos não reconhecem fronteiras. Desejo o melhor ao presidente Biden.

View Post

O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe também enviou mensagem pelo Twitter: “Todo o melhor para os Estados Unidos na Administração do Presidente Joe Biden. Estados Unidos: Democracia exemplar e aliado fundamental”.

Pouco antes da posse, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, usou os meios de comunicação oficiais do governo para dizer que a pandemia de coronavírus, a recuperação econômica e a imigração serão áreas-chave da relação bilateral com os Estados Unidos. “Essas três questões são muito importantes: pandemia, recuperação econômica e migração”, disse ele. López Obrador também disse que Biden deve tomar medidas para resolver a situação de imigração dos mexicanos que trabalham nos Estados Unidos.

Francisco Sagasti, presidente interino do Peru, postou: “O Peru está otimista quanto a um futuro de maior cooperação, investimento e comércio com os Estados Unidos”.

Lenín Moreno, presidente do Equador, disse que foi “um grande dia para os EUA”.

O presidente do Panamá, Nito Cortizo, escreveu : Saúdo a instalação do presidente @Joe Biden como 46th presidente dos Estados Unidos. Prevejo uma era marcada pelo fortalecimento da democracia e das relações produtivas com a América Latina.

Carlos Alvarado, presidente da Costa Rica, disse que Biden pode contar com a Costa Rica:

https://twitter.com/CarlosAlvQ/status/1351941239994773507

BRASIL

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Foster, também foi ao Twitter nesta quarta-feira se dizer “honrado em comparecer à posse do presidente dos EUA, Joe Biden, e declarou-se “muito animado” para trabalhar com a nova gestão.

Já o presidente Jair Bolsonaro, único líder que mesmo após a confirmação da vitória de Biden manteve questionamentos à eleição do Democrata, repetindo o discurso infundado de Donald Trump de fraude nas eleições norte-americanas, não se pronunciou ainda.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo