Estados Unidos Geral Manchete

Pressionado a renunciar, George Santos desiste de integrar comitês da Câmara dos EUA

Cada dia mais isolado no parlamento americano, o filho de brasileiros é acusado de produzir uma avalanche de mentiras, além de omitir verbas de campanha

George Santos foi detido em New York (foto: Flickr)

O deputado George Santos anunciou nesta terça-feira (31) que vai se afastar dos dois Comitês da Câmara dos Estados Unidos para os quais foi nomeado, até que as investigações sobre sua conduta sejam concluídas. Filho de imigrantes brasileiros, ele é acusado de produzir uma avalanche de mentiras sobre sua vida pessoal, acadêmica, origem familiar; além de ocultar recursos de campanha e até desviar dinheiro de doações. A decisão de deixar temporariamente os comitês veio depois que ele se reuniu com o líder da Casa, deputado Kevin McCarthy, que é seu colega de Partido.

Desde que a farsa veio à tona, o brasileiro-americano enfrenta uma dura pressão de congressistas dos partidos democrata, e também dos republicanos para renunciar ao mandato.

Ao informar que iria recuar do comitê de Pequenas Empresas, e do de Ciência, Espaço e Tecnologia, entretanto, ele fez questão de deixar claro que não significa que irá deixar o cargo. “Não, não estou considerando renunciar”, disse a um repórter na manhã desta terça-feira.

A decisão de seguir com o mandato, porém, o isola cada vez mais, já que contraria a esmagadora maioria dos eleitores do 3º Distrito de New York, pelo q ele foi eleito. Uma pesquisa feita pelo Siena College Institute e divulgada nesta terça (31), ouviu 653 eleitores, dos quais 83% deles, sendo 71% filiado ao Partido Republicano, pedem a saída do parlamentar

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo