Histórico

Renda cai e desemprego está em alta no Brasil

O rendimento médio dos trabalhadores no Brasil caiu 1,7% em janeiro, ao mesmo tempo em que a taxa de desemprego avançou nas sete regiões do Brasil analisadas por um estudo produzido pelo Dieese/Seade. A renda média ficou na faixa de 1.382 reais, enquanto que o contingente de pessoas sem emprego de carteira assinada pulou para 2,318 milhões em fevereiro ou seja, 27 mil a mais do que no primeiro mês de 2011.

Salvador e Recife foram as regiões que registraram maior aumento da taxa de desemprego entre janeiro e fevereiro, com o indicador passando para 14,3% e 13,9%, respectivamente. Em São Paulo, a maior cidade do país, o índice subiu para 10,6% no período. O setor que promoveu mais cortes foi o de serviços (68 mil postos de trabalho), embora o comércio, a construção civil e a indústria também tenham reduzido seus quadros de funcionários. No comércio foram contabilizadas 65 mil demissões. A surpresa ficou por conta da construção civil e da indústria, que registraram a eliminação de 8 mil vagas cada.

A pesquisa do Dieese/Seade compreende as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e o Distrito Federal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo