Histórico

Republicanos realizam primeiro debate rumo à corrida presidencial

A guerra no Iraque dominou o primeiro debate entre os três pré-candidatos

Da redação
A Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, na Califórnia, foi o cenário, nesta quinta-feita, do primeiro embate entre os pré-candidatos republicanos à corrida presidencial dos Estados Unidos. O senador John McCain, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e o ex-prefeito de Nova York Rudolph (Rudi) Giuliani, participaram do debate transmitido pela TV.
O tema que dominou a conversa foi a guerra do Iraque.
McCain, que no ano passado ganhou popularidade ao paresentar um projeto de legalização para os imigrantes, este ano tem direcionado sua atenção para o pleito de 2008. Ele promete aumentar a pressão sobre o Irã e perseguir Osama Bin Laden “até as portas do inferno”. O senador, que sempre apoiou o presidente norte-amereicano em sua posição diante dos conflitos no Iraque, já foi considerado favorito à sucessão de Bush mas há meses foi ultrapassado por Giuliani.
Os três candidatos são unânimes quanto à continuidade do combate no Iraque. Todos defendem a permanência das tropas norte-americanas no país.
Rudolph Giuliani afirmou que seria um erro “recuar diante do terrorismo”.
O candidato mórmon Mitt Romney, foi bem na arredadação de fundos, mas mesmo assim está atrás dos outros dois nas pesquisas.
As eleições para presidente dos Estados Unidos só acontecem daqui a 18 meses.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo