Histórico

Reynaldo Mendes tem Coxa Branca nas veias

Ex-jogador de futebol profissional, Mendes é gerente de Desenvolvimento do Coritiba Foot Ball Club

Antonio Tozzi

Reynaldo Mendes, gerente de Desenvolvimento do Coritiba Foot Ball Club, foi o palestrante convidado no almoço mensal promovido pelo

Ex-jogador de futebol profissional, tendo atuado nas décadas de 60 e 70 no próprio Coritiba, no Santos e no Fluminense, Mendes passou a atuar em empresas e se tornou consultor empresarial em várias companhias. Foi com este cabedal de ter conhecido o futebol como jogador e ter trabalhado no mundo corporativo que ele decidiu assumir a Gerência de Desenvolvimento do clube paranaense onde começou sua carreira esportiva.

Ele falou sobre como o futebol mudou nos últimos tempos, tanto dentro como fora dos campos. Antes, eram apenas jogadores de futebol, hoje são atletas que praticam futebol, com uma infraestrutura altamente profissionalizada. Algumas características, no entanto, são peculiares como o fato de os funcionários da empresa (o clube que os emprega) vestir literalmente a camisa do empregador, uma vez que na maioria dos casos torcem pelo próprio clube.

E justamente os torcedores são um dos pilares em que o clube se apóia para seu crescimento, tanto em número de fidelidade à marca como no de geração de receitas, pois o torcedor consome tudo que o clube produz. Para explorar bem esta paixão, o Coritiba, como a maioria dos principais clubes brasileiros, conta com um Planejamento Estratégico, que se subdivide em três vértices: forças internas torcida, marca e patrimônio; forças externas sócios parceiros e jovens talentos; profissionalização da gestão fortalecimento da equipe principal.

O Departamento de Marketing é peça chave para conquistar a simpatia dos torcedores. Para capitalizar isto, o Marketing do Coritiba possui um valioso banco de dados que fornece todas as informações importantes sobre o sócio-torcedor, um programa que cresceu exponencialmente após a entrada de Reynaldo Mendes e hoje atinge cerca de 30 mil torcedores cadastrados.

O Marketing possui um leque mais amplo, abrangendo campanhas dirigidas para o torcedor, como a publicação de uma revista bimestral para os sócios-torcedores do Coxa Branca, como é conhecido o Coritiba, e relacionamento com os patrocinadores e parceiros que atuam em consonância com o clube, como é o caso das empresas de fornecimento de material esportivo, patrocínios nas camisas e relacionamento com a imprensa e torcedores.

Banco de dados eficiente

Quando o banco de dados alguns sócios-torcedores inadimplentes, os gerentes do Coritiba entram em contato para saber quais são as razões do atraso no pagamento das mensalidades. Procuramos encontrar soluções para que o torcedor continue conosco, porque isto representa mais força para nossa torcida e sobretudo fluxo de caixa permanente que ajuda muito no custeio do clube, comentou Mendes.

E manter um clube profissional custa caro, conforme explicou o palestrante. Hoje, o Coritiba possui três núcleos de futebol: Núcleo Desempenho que engloba Profissional, Sub 20 e Sub 18 -, Núcleo de Transição categorias Sub 17 e Sub 15 e Núcleo Formação com as categorias Sub 13 e Sub 11. Para formarmos um atleta de futebol, o clube investe cerca de R$ 60 mil, porque precisamos fornecer educação, assistência médica, alimentação, moradia, material esportivo e outros itens, além do acompanhamento fisiológico que fornece todo o histórico de cada atleta, disse Mendes.

O Coritiba possui em seu elenco 200 jogadores em todas as categorias, dos quais 50 moram numa espécie de hotel-alojamento. Para se ressarcir deste investimento, foi criada uma lei que protege os clubes formadores. Portanto, entre 14 e 16 anos, o atleta assina um pré-contrato com o clube e entre 16 e 19 anos um contrato, para evitar que todo investimento realizado seja perdido. Desta forma, o clube formador fica com o percentual numa possível negociação de um atleta destacado.

Evidentemente, nem todos se tornarão jogadores de futebol profissional, mas Mendes faz questão de enfatizar os benefícios advindos desta formação: “O mais importante é o aspecto social, porque estamos formando homens fisicamente, socialmente e psicologicamente preparados para enfrentar a vida”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo