Saiba quais cores combinam com você

0
3152
Classificações das peles brancas - Inverno, Primavera, Verão e Outono
Classificações das peles brancas - Inverno, Primavera, Verão e Outono

Conhecer a sua cartela de cores é fundamental para criar uma imagem pessoal com harmonia e estética.

Se você conferiu a matéria que publiquei aqui no jornal sobre a cor e temperatura da pele, e já conseguiu identificar qual a sua pele, agora chegou a hora de saber as cores que mais harmonizam com você.

No Visagismo, para se descobrir a cor e temperatura da pele com precisão, é feito um processo de análise que passa por várias etapas, comparando-se a pele com cartões ou panos de cores diferentes. Porém, o modo mais simples de saber qual é a sua cor, é vendo como a sua pele fica quando o bronzeado fixa.

Primeiro, tente identificar a sua cor superficial – que pode ser amarelada ou avermelhada nas peles brancas; e amarelada, avermelhada ou marrom-escuro nas peles negras. Depois observe as sombras, especialmente ao redor dos olhos, para tentar identificar o tom de base.

A sua pele pode ser classificada como Primavera, Verão, Outono, Inverno, Nilo, Saara, Calipso, Spike, Blues ou Jazz, e como foi dito na matéria anterior, as cores que não pertencem à nossa cartela tornam nossa pele pálida, avermelhada ou esverdeada, desfavorecendo nossa imagem e causando um impacto negativo. Já as cores pessoais iluminam o rosto, e, em sintonia com a cor da roupa, acessórios, cabelo e maquiagem, favorecem a aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente.

Então, veja abaixo quais cores valorizam cada tipo de pele:

INVERNO

É valorizada pelas cores intensas frias, vermelhos frios (magenta, carmim, vinho), pink intenso, todos os tons escuros de azul, todos os tons intensos de verde e de roxo, cinzas escuros, cinzas frios azulados, esverdeados e roxeados, prata, preto, marrons escuros frios (chocolate, café, jacarandá). Recomendam-se acessórios prateados.

PRIMAVERA

Essa pele é valorizada por todos os amarelos, todos os tons beges, os rosas quentes (salmão, coral, pêssego), rosa-alaranjado, laranjas, vermelhos alaranjados, marrons quentes amarelados (mel, terras amarelos), terra de siena natural (pinho), marrons quentes avermelhados (terra de siena queimada), verdes quentes como musgo, oliva e limão, azul lavanda, dourados tanto nas roupas como nos acessórios.

VERÃO

É valorizada pelas cores pastéis frias, todos os tons de rosa, de azul claro e verde claro (verde água), turquesa, violeta, prata, cinza-pérola, cinzas azuladas, esverdeadas e arroxeadas, loiro claro cinza, marrons claros frios, marrom-rosado, amarelo claro, magenta, framboesa, cereja, azul-cinzento, ameixa. Recomendam-se acessórios prateados. Cores muito escuras, como o preto, deixam as pessoas do tipo verão bastante pálidas, pois contrastam demasiadamente com a pele muito clara.

OUTONO

Harmoniza-se bem com todos os vermelhos puros e quentes (vermelho primário, cádmio e vermelhos alaranjados), os rosas quentes (salmão, coral, pêssego), amarelo-dourado, amarelo-alaranjado-brilhante, bege escuro, dourados alaranjados, laranjas, marrons avermelhados (terras, tijolo, ferrugem), marrom-claro-amarelo, verde musgo e oliva, azul tipo jeans, preto (para os tipos de pele mais escuras), bronze. Recomendam-se acessórios e joias dourados.

Classificações das peles neutras - Nilo e Saara
Classificações das peles neutras – Nilo e Saara

NILO

Essa pele combina somente com cores claras ou neutras frias, como cinza-azulado, ou marrom-esverdeado-claro. As cores escuras contrastam bastante com essa pele, tornando-a mais pálida e opaca. Recomendam-se acessórios e joias prateados.

SAARA

As cores frias que combinam com esse tipo de pele são semelhantes às da pele inverno, porém menos intensas e mais neutras, com predominância para roxo, magenta, amarelos-claros, verdes-claros e vários tons de bege. Recomendam-se acessórios e joia prateados.

BLUES

É valorizada pelas cores frias, vivas, puras e contrastantes, com predominância para o azul, o verde e o carmim que combinam espetacularmente com ele tipo de pele. Recomendam-se acessórios e joia prateados.

CALIPSO

Essa pele combina com quase todas as cores quentes, mas especialmente com as luminosas, em que predominam o amarelo-dourado, e os tons quentes de rosa, salmão, coral e pêssego, tanto na roupa quanto no cabelo ou na maquiagem. Os acessórios e as joias mais recomendados são os dourados.

JAZZ

Harmoniza-se com cores frias, vivas, puras e contrastantes, com predominância para o magenta e o roxo. As joias e acessórios podem ser de qualquer tipo, prateados ou dourados.

SPIKE

É valorizada basicamente pelas cores avermelhadas e alaranjadas, vivas e quentes e com as mesmas que combinam com a pele outono. Os acessórios e joias mais indicados são os dourados.

Classificações das peles negras - Blues, Calipso, Jazz e Spike
Classificações das peles negras – Blues, Calipso, Jazz e Spike

Agora você já sabe qual é a sua pele e quais cores mais combinam com você, valorizando a sua aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente.

Mas se ficou alguma dúvida ou caso você tenha interesse em se aprofundar ainda mais nesse mundo da imagem pessoal e estilo, com a Consultoria Design Pessoal você recebe toda orientação para adequar a sua imagem com harmonia e estética, respeitando a sua identidade. Expresse o melhor da sua imagem! Quer saber mais? Basta acessar www.designpessoal.com e ficar por dentro de tudo.

Um beijo e até mais!

Fonte da matéria: Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza / Philip Hallawell. 2 ed. São Paulo. Editora Senac São Paulo, 2010.

Previous articleCampeão do Carnaval 2018, Neguinho da Beija-Flor traz seu samba à Flórida
Next articleICE prende 145 imigrantes indocumentados em sete dias de operação
Taiara Desirée é Fashion Blogger, Colunista e Apresentadora de Moda em rádio, TV, sites, jornais e revista no Brasil, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Alemanha. Idealizadora do Bloguesia, um blog sobre moda, beleza e estilo de vida que conta com mais de 4 milhões de visualizações pelo mundo. Formada em Visagismo pelo Philip Hallawell também é advogada, pós-graduada em Direito Ambiental e empreendedora. Natural de João Pessoa, morou em Miami e Nova Iorque o que a fez ampliar os seus projetos pessoais e profissionais. É associada à Brazilian International Press Association, sendo oficialmente registrada como imprensa brasileira no exterior na categoria bloguista profissional. Para saber mais basta visitar o www.bloguesia.com e ficar por dentro de tudo! Contato: info@bloguesia.com