Histórico

Secretário de Comércio Exterior faz palestra

Welber Barral falou para empresários, a convite da BACCF

O titular da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio brasileiro, Welber Barral, participou de um café da manhã com empresário brasileiros e americanos, numa iniciativa da Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos (BACCF, na sigla em inglês). O encontro aconteceu no Bankers Club e, como não poderia deixar de ser, a pauta abordou desde a recente disputa comercial entre os dois países até as possibilidades de negócios no Brasil, especialmente com a Flórida.

Barral destacou que o nosso país é o principal destino das exportações do estado americano, em investimentos que ultrapassam quatro bilhões de dólares só em 2009. ‘Trata-se, portanto, de uma relação que merece mais atenção”, disse o secretário. Ele admitiu que o Brasil tem alguns desafios para receber investimentos nos próximos anos, levando-se em conta a realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro: melhorar a infraestrutura e reduzia a burocracia do setor público. “O governo está atento a esses problemas”, enfatizou.

Com relação ao impasse comercial, ele destacou que tanto brasileiros quanto americanos demonstram boa-vontade na busca de uma solução, até porque ninguém quer frear os negócios. “O Brasil precisava tomar a atitude de retaliação, não como vingança, mas como forma de pressão. Tanto que esta foi a única vez em oito anos de impasse que os EUA apresentaram uma proposta de acordo”, revelou Barral, acrescentando que o volume de negócios brasileiros no exterior cresceu muito nos últimos anos, principalmente com países da África e Ásia, pelo importante papel de liderança que o país agora exerce.

O secretário passou pela Flórida antes de seguir para Washington DC para uma série de reuniões, inclusive com a presença do presidente Lula e do seu colega americano, o sub-secretário do Departamento de Comércio americano, Francisco Sanchez. Barral recebeu das mãos do presidente do BACCF, Claudio Almeida, uma comenda da instituição. O cônsul brasileiro em Miami, embaixador Luiz Augusto de Araújo Castro, participou do encontro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo