Histórico

Tensão está de volta à fronteira entre as Coreias

Forças militares dos dois países trocaram tiros no mar esta semana

Militares das Coreias do Norte e do Sul trocaram fogo de artilharia ao longo da sua disputada fronteira marítima ocidental. De acordo com informações não-oficiais, forças norte-coreanas dispararam várias vezes de bases em solo na costa oeste, e foram respondidos por militares da Coreia do Sul. O confronto aconteceu dois dias depois que o governo da Coreia do Norte determinou duas zonas vedadas à navegação ao longo da divisa pelo mar.

Autoridades sul-coreanas informaram que ambos os lados atiraram para o ar e não houve vítimas. Uma reunião de altos funcionários de segurança nacional foi convocada, mas nenhum dos dois países confirmaram a notícia divulgada por agências.

A fronteira marítima ocidental é uma fonte constante de tensão militar entre as duas Coreias. As marinhas dos dois países envolveram-se em um breve tiroteio em novembro passado, que deixou um marinheiro norte-coreano morto e três outros feridos. As duas Coreias estão tecnicamente em guerra por causa do conflito entre 1950 e 1953, que cristalizou as fronteiras e foi encerrada com um cessar-fogo e não com um acordo de paz.

A península coreana é uma das regiões mais militarizadas do mundo, com um milhão de soldados da Coreia do Norte, 655 mil da Coreia do Sul e 28.500 militares americanos em território sul-coreano, como poder dissuasório contra um eventual ataque norte-coreano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo