Histórico

Toastmasters: a arte de falar em público

Grupo de Boca está aberto à comunidade e é o 1º do mundo com reuniões em português

Frio na barriga, pernas trêmulas, mãos suadas. Quem já precisou falar em público certamente sentiu tais sensações e, se este é o seu caso, saiba que você não está sozinho. Na verdade, a habilidade na comunicação é um dos maiores desafios para qualquer profissional, independente da área, e pode ser a chave para o sucesso na carreira. E agora a comunidade brasileira no sul da Flórida tem a chance de conhecer um grupo que há mais de 85 anos vem desenvolvendo as capacidades de expressão de seus associados, através de práticas simples que estimulam a autoconfiança, o poder de improvisação e o senso de liderança e tudo isso no seu próprio idioma. Trata-se do Toastmasters, que em Boca Raton tem o seu primeiro clube em português do mundo.

A iniciativa foi transformada em realidade, com a ajuda do Rotary Club de Boca West, pelo brasileiro Evaldo Amaral, um veterano no assunto: O Toastmasters transforma a vida de seus participantes, atesta ele, com a autoridade de quem já fundou outros dez grupos, antes todos em inglês. No mundo inteiro são cerca de 260 mil associados em 113 países e os mais de 13 mil clubes mantêm em seus encontros a mesma dinâmica, independente do idioma: apresentação pessoal, discursos, atividades de liderança e, ao final, avaliações.

Nas reuniões, todos os membros são incentivados a fazer pequenos discursos de até dois minutos, às vezes de improviso, sobre os mais variados assuntos, com o objetivo de aprimorar a oratória através da prática, num ambiente positivo e motivador. O feedback de outros participantes é, por isso, o incentivo para o constante aprimoramento.

Para Evaldo, não há líder que não saiba falar em público, daí a importância do Toastmasters. A prática faz a pessoa esquecer o medo. É como no futebol, onde o improviso é fundamental, mas mesmo o craque precisa treinar para se apresentar bem, resume. Para tanto, o grupo brasileiro, que hoje tem mais de 35 membros, se reúne todas as segundas-feiras, entre 7:30pm e 9pm, numa das salas da Igreja Batista de Boca Glades. O custo é simbólico: 27 dólares por um semestre inteiro.

O presidente atual do clube em português é o profissional da área de real estate Paulo Schneider, que apesar de ser um orador nato, confessa que está conseguindo aperfeiçoar suas técnicas. O Toastmasters é crescimento intelectual, desenvolvimento de caráter e muito mais, simplificou Schneider, que também fundou o grupo. Ele destaca que outro grande aprendizado dos encontros é com relação a enfrentar com mais confiança as entrevistas de trabalho.

Para mais informações sobre o Toastmasters em português, os interessados devem ligar para Evaldo, no telefone (954) 536-2242, ou Paulo, (954) 857-1282, ou mesmo acessar o site www.toastmasters.org.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo