Histórico

Tornados matam ao menos 20 nos EUA; Bush promete visitar região

Voluntários removem escombros após passagem de tornado nos EUA

Tornados atingiram três Estados no meio-oeste e sudoeste dos Estados Unidos na tarde desta quinta-feira, matando ao menos 20 pessoas –nove delas na Geórgia, dez no Alabama e um no Missouri. Oito mortos eram estudantes de uma escola no Alabama.

O presidente americano, George W. Bush, anunciou hoje que visitará as áreas atingidas no sábado. De acordo com a Casa Branca, ele fará duas paradas, mas seu roteiro ainda está sendo discutido pelos governadores das áreas afetadas.

O presidente George W. Bush fala a respeito dos tornados em coletiva na Casa Branca
Em declaração à imprensa, Bush disse “lamentar” a devastação causadas pelos tornados e pediu que os americanos “que rezem pelas vítimas dos tornados” e “abram seu coração” para ajudá-las. Pela manhã, ele participou de uma reunião especial sobre os tornados.

Foi a segunda vez que tornados devastaram parte do sul dos EUA este ano. No mês passado, o fenômeno passou por uma faixa de 50 quilômetros no centro da Flórida, matando 21 pessoas e destruindo construções.

Também ontem, a região central dos EUA enfrentou nevascas que fecharam partes das rodovias. Escolas fecharam em vários Estados e vôos foram cancelados.

Oito adolescentes morreram em uma escola na cidade de Enterprise, no Alabama, região duramente atingida pelas tempestades. O prédio da escola foi diretamente atingida por um tornado, que destruiu as paredes e parte do telhado, segundo o prefeito Knneth Boswell.

A tempestade atingiu a escola de Enterprise por volta das 13h15 (10h15 de Brasília). Erin Garcia, 17, disse que os alunos haviam se reunido nos corredores por volta das 11h, por precaução.

A escola queria mandá-los para casa, mas o tempo piorou, os alarmes soaram e as luzes se apagaram. “Eu rezava o tempo todo”, disse. Kira Simpson, 17, que perdeu quatro amigos, contou que “foi numa fração de segundo que nos sentamos e começamos a nos cobrir quando a tempestade chegou”. “Os vidros quebravam. O barulho era alto”, disse.

Após a passagem do tornado, a escola ficou cercada de árvores caídas e carros virados.

Mais de 50 pessoas foram hospitalizadas depois que a tempestade atravessou o Alabama. Autoridades providenciaram abrigos para as pessoas que tiveram as casas danificadas.

Geórgia

Na Geórgia, autoridades confirmaram nove mortes– duas em um hospital da cidade de Americus. Uma menina de sete anos também morreu no Missouri.

Os tornados –que também foram registrados no Kansas– fazem parte de uma grande frente de trovoadas e tempestades de neve que atingiu os EUA, do Estado do Minnesota à costa do golfo do México.

Nesta sexta-feira, fortes chuvas atingiram as Carolina do Norte e do Sul, provocando falta de energia e enchentes.

Um alerta de tornados foi dado no final desta manhã na costa da Carolina do Norte. Na Carolina do Sul, a guarda costeira se preparava para procurar seis pessoas a bordo de um barco que pediu socorro durante a tempestade.

Os fortes ventos, porém, atrapalhavam o envio de um helicóptero para a busca.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo