Furacão Dean causou destruição em partes da Jamaica
da BBC Brasil
As autoridades mexicanas evacuaram nesta segunda-feira os hotéis e pousadas do litoral e desativaram as operações em plataformas petrolíferas na costa do país, em função da aproximação do Furacão Dean.
Milhares de turistas que tentaram sair de Cancún não conseguiram deixar o lugar por falta de aviões.
Especialistas acreditam que Cancún e outros lugares turísticos do México não vão sofrer um “impacto direto” do Dean, mas isso não impediu dois terços dos turistas de deixarem o local.
Alguns turistas acamparam no aeroporto de Cancún a espera de vôos para deixar o local.
Policiais foram enviados para evitar saques. Alguns moradores prepararam suas residências para eventuais choques.
A Petroleros de México, estatal petrolífera do país, evacuou os mais de 14 mil trabalhadores das suas operações em plataformas na costa.
A previsão do tempo indica que o Dean pode ficar ainda mais intenso antes de atingir a península mexicana de Yucatán nesta noite.
Pelo menos seis pessoas já morreram no leste do Caribe em função dos ventos.
Na Jamaica, o Dean arrancou árvores e telhados de casas e destruiu linhas de transmissão.
Assista à reportagem
Cerca de dois terços dos turistas deixaram Cancún, no México
Ônibus espacial
O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, afirma que o Dean é “extremamente perigoso” e deve atingir a categoria cinco nas próximas horas, com ventos mais rápidos de 249 quilômetros por hora e ondas de até 5,5 metros.
Belize também está se preparando para a chegada do furacão, que registrou ventos de até 240 quilômetros por hora.
A costa do Belize e a costa leste da Península Yucatán estão em alerta de furacão.
Às 13h (horário de Brasília), o Dean estava a aproximadamente 530 quilômetros ao leste de Cidade de Belize, a maior cidade de Belize, na fronteira com o México.
A previsão é que após atingir Yucatán, o furacão seguirá para a baia de Campeche no sudoeste do golfo do México, antes de atingir novamente a costa do país próximo a Tampico.
Nos Estados Unidos, o retorno do ônibus espacial Endeavour foi adiantado em um dia, para terça-feira, em uma tentativa de evitar que qualquer efeito do furacão, caso ele siga para o Texas, onde fica a base de controle da missão.