Histórico

Vereadores de Pompano Beach aprovam apoio à reforma imigratória

Votação aconteceu terça-feira (9) e a resolução passou por unanimidade

Vereadores de Pompano Beach aprovam apoio à reforma imigratória

Joselina Reis

Por unanimidade, a resolução municipal de Pompano Beach que pedia o apoio dos vereadores à reforma imigratória foi aprovada na noite de terça-feira (9). Entre os imigrantes, os brasileiros foi o grupo que mais compareceu ao plenário da Câmara Municipal para pressionar na hora da votação. No entanto, não houve necessidade de nenhuma movimentação, a resolução, que era a sétima na lista, foi antecipada e votada rapidamente.

Com a aprovação, Pompano Beach se junta a outras três cidades (Margate, Lauderhill e Sunrise) do condado de Broward a apresentar publicamente seu apoio à reforma imigratória. “Nosso objetivo é conseguir o mesmo em todas as cidades de Broward”, adianta o representante local da ONG Florida New Majority, o brasileiro Jonathan Rodrigues.

Em sua opinião, a participação dos brasileiros foi decisiva na conquista de mais uma cidade para engrossar as fileiras em favor de um caminho para a legalização dos indocumentados. “Foi um grande passo para a nossa comunidade se organizar. Estou muito feliz com a participação dos brasileiros”, disse ele ainda surpreso com a presença dos imigrantes no plenário, cerca de 15 pessoas compareceram.
O que não foi surpresa para ele, que participou da votação em outras cidades da região, foi a opinião negativa de alguns americanos sobre a resolução e até mesmo sobre a reforma imigratória. Em Pompano Beach apenas um morador usou o microfone para criticar a resolução, em outras localidades, segundo Jonathan, a receptividade negativa foi bem maior. “Era esperado. É triste saber que algumas pessoas não conhecem o imigrante. Mas é com a nossa participação em reuniões como essa é que vamos mostrar que somos cidadãos responsáveis e que queremos o melhor para a nossa comunidade”, finalizou.

Quanto às críticas dos moradores, o prefeito de Pompano Beach, Lamar Fisher, saiu em defesa da necessidade da câmara em se manifestar sobre o assunto. “Nós sabemos que isso é um problema federal, mas a reforma é muito importante para a nossa comunidade já que temos muitos imigrantes aqui. Nesse caso, se pudermos fazer alguma coisa para ajudar, devemos nos manifestar”, disse ele que também tem expectativas quanto à participação dos imigrantes na comunidade após a reforma. “Acredito que haverá mais pessoas pagando seus impostos e isso representa mais empregos, mais pessoas adquirindo imóveis em Pompano”, contabiliza.

Sobre a participação dos brasileiros nas decisões municipais, Fisher disse que também estava surpreso com o número de pessoas que compareceu a Câmara, mas gostaria de ver mais moradores envolvidos. “Dois anos atrás você não veria esse número como hoje. Eu espero que um dia nós tenhamos um brasileiro como vereador”, disse. O prefeito também espera que o projeto de um campo comunitário de futebol saia do papel se houver mais envolvimento da comunidade brasileira.

A resolução em Pompano Beach foi apresentada pelo procurador geral de Pompano Beach (City Attorney, nome em inglês), Gordon Linn. A próxima cidade a votar uma resolução semelhante será Deerfield Beach. A votação acontece na terça-feira (16) às 7pm no endereço 150 NE 2nd Ave, Deerfield Beach, 33441. Cerca de 32% dos moradores da cidade são imigrantes, segundo o censo local.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo