Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

O advogado Philip Paradisis é membro da Massachusetts Bar Association (MBA), da American Immigration Lawyers Association (AILA) e da Law Society of Ontario (LSO). Telefone:  (561) 232-8941.

Estou em processo de cidadania aguardando ser chamada para os próximos passos. Preciso ir ao Brasil. Existe algum impedimento?

Philip Paradisis – Em geral, incentivo as pessoas com petições pendentes a evitar viagens ao exterior. Caso sua entrevista seja agendada, você corre o risco de não poder retornar a tempo e ser forçado a reagendar. Se você tiver que viajar, sugiro que a viagem seja o mais curta possível, não mais do que duas semanas. Você não deve ter problemas para retornar ao país com seu Green Card.

Estou no Brasil, sou casada com americano e estou aguardando o meu green card. Posso entrar nos Estados Unidos com meu passaporte italiano enquanto aguardo o green card? 

Philip Paradisis – Por favor não faça isso. Você entrará como turista com passaporte italiano. Seu pedido de Green Card será considerado abandonado e não será aprovado.

Sou casada a 2 anos com um cidadão americano, temos uma filha e moramos no Brasil. Tem como ele aplicar para algum tipo de visto para mim e para nossa filha, estando todos nós morando no Brasil?

Philip Paradisis – Seu marido pode preencher o formulário I-130 para você e sua filha online, indicando que ambos solicitarão o Green Card através do consulado dos Estados Unidos. Assim que o I-130 for aprovado, o National Visa Center entrará em contato com você com as próximas etapas necessárias para concluir o processo.

Fui para os EUA com visto J1 em outubro 2018 para o doutorado e retornei ao Brasil em junho de 2019. No meu visto está presente o “two-year home-country physical presence requirement”. Faz mais ou menos 1 ano e meio que voltei para o Brasil. Surgiu a oportunidade de ir para os EUA novamente, agora como pós doc. Para esse emprego, teria que conseguir o visto H1B. Porém, ainda não completei a regra dos 2 anos no Brasil. Pesquisando na internet, vi que é possível fazer um “waiver” dessa regra. Para o meu caso, é aplicável? Quanto tempo levaria para conseguir esse “waiver” para dar entrada no visto H1B? 

Philip Paradisis – Se você estiver sujeito ao requisito de 2 anos, poderá obter uma isenção. A forma mais comum é receber uma carta de “não objeção” da embaixada brasileira em Washington. Pode haver outras opções no seu caso. Eu o recomendo a agendar uma consulta conosco para que possamos identificar a melhor estratégia para o seu caso em particular.

Tenho visto J1 válido até março. Após o encerramento gostaria mudar para o visto H2B. Mas sei que há uma regra no visto J1 que diz que preciso voltar e ficar 2 anos no Brasil para poder aplicar novamente para um visto de trabalho. Será que existe algum modo de eu não precisar esperar esse tempo todo? 

Philip Paradisis – A primeira etapa seria identificar se você está, de fato, sujeito ao requisito de 2 anos; nem todos os vistos J1 exigem isso. Se você estiver sujeito ao requisito de 2 anos, poderá obter uma isenção. A forma mais comum é receber uma carta de “não objeção” da embaixada brasileira em Washington. Pode haver outras opções no seu caso. Eu  recomendo agendar uma consulta conosco para que possamos identificar a melhor estratégia para o seu caso particular.

Gostaria de saber sendo brasileira, mas tendo cidadania Italiana morando ilegalmente aqui USA posso tentar concorrer a loteria pelo green card? Se sim eu posso preencher os papéis sozinha ou teria que ter um advogado?

Philip Paradisis – Você pode entrar na loteria presumindo que atenda aos requisitos de elegibilidade. Você não precisa de advogado e pode fazer o pedido online durante o período de inscrição. A questão é o que realmente acontece se você for selecionado. Morar nos EUA ilegalmente pode impedi-lo de entrar com pedido de ajuste de status (ou seja, o Green Card) de dentro dos EUA. Voltar ao Brasil e se inscrever por meio da embaixada também pode ser problemático porque você pode estar sujeito a uma admissibilidade. Agende uma consulta para que possamos discutir sua situação particular.

Estou em processo de legalização por casamento e fui fazer o fingerprint no dia 12/08/2020, quanto tempo irei receber o combo com permit work, social security e documento que me permite viajar e retornar aos EUA? Se por acaso for para o Brasil e me enviarem o combo lá, poderei entrar novamente?

Philip Paradisis – Você normalmente recebe o documento dentro de 3 a 6 meses a partir da data do seu pedido. No entanto, é esperado atrasos adicionais, dada a situação geral este ano. Eu não recomendaria deixar os Estados Unidos antes de receber o cartão. Se houver algum atraso incomum na aprovação do documento de viagem e o aplicante ficar muito tempo fora do país, pode prejudicar o processo de legalização.

Por que todas as pessoas falam que os processos enviados sob endereços em Broward demoram muito mais que os de Palm Beach county?

Philip Paradisis – Alguns escritórios do USCIS recebem mais solicitações do que outros e pode demorar mais para serem processados. Neste ano, especificamente, todos os escritórios foram afetados por causa da situação geral da pandemia. Todos os escritórios estão com atrasos.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo