Marta Ramos

Dias de vinhos e de rosas II

Maravilhoso balé Mayerling
Maravilhoso balé Mayerling

Um dos países da América do Sul, o Chile é também um dos mais bonitos países do mundo! E um dos mais desenvolvidos, progressistas e ricos.

Costumo visitá-lo regularmente, pois tenho um cunhado chileno, cuja grande família considero minha também. Questão de afeto e afinidade! Este ano, estive lá pela segunda vez na época da colheita das uvas, nos vinhedos da nossa família, e já contei aqui, esta experiência para vocês. Hoje, quero falar do Chile cultural e histórico. Fui visitar o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana e me surpreendi com a escuridão das salas de exposição. Sabem o motivo? Para a luz não afetar e estragar o acervo, pois estão expostas verdadeiras obras de arte de artesanato dos povos que habitavam o território chileno milênios antes da chegada dos espanhóis.

O acervo contém peças de cerâmica, pedra, madeira e tecidos, vestuários, tapetes, que pela idade, já estão muito fragilizados. Há também muitas joias em ouro, instrumentos de trabalho da idade da pedra e o mais impressionante são as múmias do povo primitivo Chinchirro de mais de 7.000 anos! Ainda se vê descendentes dos índios primitivos chilenos fazendo parte da população de lá, com seus traços étnicos bem acentuados. A elite chilena é feita de europeus, principalmente espanhóis que continuam chegando e abrindo novas empresas, proporcionando mais empregos e fortalecendo a economia chilena. O que se vê, é a pujança do comércio, com novos e maravilhosos shoppings, onde você quase não consegue andar, tal a multidão nos corredores e nas lojas. Todo mundo carregando sacolas e sacolas de compras. Me deu uma tristeza e uma raiva! O que estes políticos corruptos fizeram com o Brasil? Você vai nos nossos shoppings e eles estão as moscas! As lojas vazias, os corredores parecem até alamedas de cemitério…

Tinha 5 anos que eu havia passado pela estrada que vai de Santiago até Talca, indo para os vinhedos de San Rafael e a encontrei bem diferente, com empresas enormes de exportadoras de frutas chilenas, revendedoras de automóveis e máquinas agrícolas, fábricas novas dos mais diversos setores de produtos manufaturados, enfim, muito progresso e desenvolvimento.

Para aumentar minha indignação, há pouco tempo fui para Tiradentes, fazendo parte do evento Conexão Empresarial, e notei horrorizada que a paisagem na estrada BR-040 além de não mostrar nenhum progresso nas cidades que são cortadas por ela, mostra muita decadência e pobreza! Além de não progredirmos nestes últimos anos, atrasamos e regredimos em tudo! Vai ser difícil o Brasil voltar a crescer! Culpa de quem? Voltando ao Chile, fui visitar de novo a Catedral, rezar no altar da Virgen del Carmem, a  padroeira chilena,que vocês podem ver ai nas fotos. Uma delas, mostra o altar todo em prata da nave central da catedral, de tirar o fôlego de tanta beleza! Noutra, estou eu, bem no meio da Plaza de Armas, em frente da Catedral. Tive muita sorte nesta temporada chilena, pois pude assistir ao magnífico ballet “Mayerling” apresentado pela companhia Ballet de Santiago, no Teatro Municipal da cidade, sob a direcao artística da bailarina brasileira Márcia Haydee, reconhecida e prestigiada mundialmente. O ballet “Mayerling” me encantou pela beleza do espetáculo pela técnica perfeita dos bailarinos, pela música consagrada de Franz Lizt pelo bom gosto do vestuário e mais encantada fiquei ainda pelo Teatro Municipal de Santiago.Suntuoso, acústica perfeita, confortável e bonito. Nas fotos, uma visão parcial do teatro, do ballet “Mayerling” e da minha família chilena se deliciando numa noite cultural maravilhosa. Eu sou aquela no meio, abraçada com Izabel Riofrancos. No final, no meio dos aplausos, alguém da plateia gritou bem alto “Fora,Dilma!” Advinhem? Fui eu…

Obra do museu chileno de arte contemporânea
Obra do museu chileno de arte contemporânea
Amigos e família no teatro municipal
Amigos e família no teatro municipal
Teatro Municipal de Santiago
Teatro Municipal de Santiago
Museo Chileno de Arte Precolombino
Museo Chileno de Arte Precolombino
Marta Ramos na Plaza de Armas em Santiago
Marta Ramos na Plaza de Armas em Santiago
Maravilhoso bale Mayerling
Maravilhoso balé Mayerling
Catedral de Santiago
Catedral de Santiago
Altar da padroeira do Chile Virgen del Carmem
Altar da padroeira do Chile Virgen del Carmem
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo