Gabriela Egito Local

Guia completo de auxílio durante a pandemia na Costa Oeste dos EUA

Saiba onde encontrar assistência alimentar, apoio financeiro e o que está disponível na Califórnia durante a crise

Calçada da Fama, em Hollywood: o maior ponto turístico de Los Angeles está deserto (Foto: Gabriela Egito)
Calçada da Fama, em Hollywood: o maior ponto turístico de Los Angeles está deserto (Foto: Gabriela Egito)

A sensação é de que a ameaça do coronavírus se instalou entre nós há uma eternidade, mas na verdade a pandemia mundial chegou à Califórnia com grande estrondo mal tem um mês. O governador democrata, Gavin Newsom, agiu rápido. Já no dia 4, decretou estado de emergência contra a ameaça do Covid-19. Duas semanas depois, veio a ordem N-28-20 para que 40 milhões de habitantes em todo o Estado ficassem em casa, praticando o isolamento social como forma de conter o avanço exponencial da doença que abarrota hospitais por todo o mundo. Somente serviços essenciais continuam funcionando.

Aluguel

Reconhecendo que a crise do coronavírus já está afetando substancialmente a renda dos californianos, o governador decretou que ações de despejo e execução de hipotecas (“evictions” e “foreclosures”) por falta de pagamento, tanto em propriedades residenciais quanto comerciais, sejam suspensas até 31 de maio.

A proteção vale para quem perdeu o emprego, teve sua jornada reduzida (mesmo como autônomo ou dono de empresa), ou adquiriu despesas médicas devido ao Covid-19. Obviamente, quando a pandemia passar, essas dívidas terão que ser pagas, não é aluguel de graça, é o chamado “deferred payment”. Em Los Angeles, o prefeito democrata Eric Garcetti foi além: já estabeleceu em sua ordem que os inquilinos terão até seis meses para pagar a dívida após o término da crise.

Serviços básicos

Outra boa notícia é que empresas fornecedoras de serviços básicos, como água e luz, prometeram não cortar o abastecimento por inadimplência durante a crise. Essas empresas também estão dispostas a formular planos de pagamento e eliminar cobrança de multa por atraso. Portanto, basta contactar companhias como a LADWP e a PG&E para negociar. Algumas empresas de telefonia e internet estão oferecendo o mesmo.

Alimentos

Se a grana está curta até para comer, uma boa dica é procurar instituições filantrópicas que distribuam alimentos gratuitamente, os chamados “food banks”. O Los Angeles Regional Food Bank (lafoodbank.org) e o San Francisco-Marin Food Bank (sfmfoodbank.org) oferecem ferramenta online de busca para encontrar o local mais próximo.

Outra opção é se inscrever no programa CalFresh, o chamado “food stamps” da Califórnia. No entanto, é preciso que você ou alguém na sua residência tenha um número de seguridade social (o “social security number”). Pessoas com renda mensal menor do que $2,082 recebem um cartão de débito com $194 por mês. Uma família de três pessoas pode ter renda mensal total de até $3,556 para ganhar $509. Faça o cadastro em getcalfresh.org. Infelizmente, o benefício não está disponível para estudantes, turistas e portadores de visto de trabalho. 

Ajuda financeira

Um pacote federal de socorro financeiro para contribuintes foi aprovado esta semana no Congresso americano. A proposta é distribuir em cota única, em abril, até $1200 por pessoa e $500 por criança. O valor exato por domicílio será calculado com base na declaração de 2018.

Enquanto isso, diversas organizações não-governamentais já criaram fundos para doar pequenas somas de dinheiro e ajudar nas contas, os chamados “relief funds”. Algumas entidades oferecem esse suporte para áreas específicas, como a Restaurant Workers’ Community Foundation (restaurantworkerscf.org), voltada para quem trabalha em restaurantes, mesmo que seja indocumentado. A Another Round, Another Rally Emergency Assistance (anotherroundanotherrally.org) atende esse mesmo público.

O One Fair Wage Emergency Fund (ofwemergencyfund.org) contempla funcionários de restaurantes, motoristas de aplicativo, entregadores, assistentes pessoais e outros serviços. Já o National Domestic Workers Alliance Coronavirus Care Fund (domesticworkers.org) atende cuidadores, babás e pessoal de faxina.

Outros benefícios

Se você perdeu seu emprego ou teve sua jornada reduzida por causa da pandemia, você pode pedir auxílio ao governo (“Unemployment Insurance”). Pais que precisam ficar em casa para cuidar de uma criança devido ao fechamento das escolas também podem solicitar “Paid Family Leave”.

No caso de seguro-desemprego, é preciso que a demissão tenha ocorrido sem justa causa. Além disso, o candidato precisa ser fisicamente capaz e estar disponível para trabalhar, procurando ativamente por trabalho e pronto para aceitar o trabalho imediatamente. O valor a receber é calculado pela média salarial dos últimos 12 a 18 meses, e pode variar de $40 a $450 por semana.

Consulado brasileiro só atende emergências

Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles (Foto: Gabriela Egito)
Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles (Foto: Gabriela Egito)

Devido às ordens dos governos locais de manter a população em casa e evitar aglomerações, os serviços dos consulados do Brasil em Los Angeles e em San Francisco estão suspensos desde a semana passada, inclusive por correio. A prioridade são casos de comprovada emergência.

O Consulado em Los Angeles atende situações como dificuldade de retorno ao Brasil, risco de vida, falecimento, acidente, doença grave ou ato de violência pelo e-mail sab.losangeles@itamaraty.gov.br. As consultas por telefone somente sobre serviços essenciais ou urgentes serão realizadas das 9h às 13h. Mais informações no site losangeles.itamaraty.gov.br.

Da mesma forma, em San Francisco, somente casos de comprovada emergência serão atendidos pelo email sab.sf@itamaraty.gov.br, tais como: situação de risco de vida, falecimento, acidente, doença grave ou ato de violência. Mais informações no site saofrancisco.itamaraty.gov.br.

Companhia de luz alerta para golpes

LADWP: pagamento por telefone, só se for automatizado (Foto: Gabriela Egito)
LADWP: pagamento por telefone, só se for automatizado (Foto: Gabriela Egito)

Golpistas estão se aproveitando da comoção generalizada devido à pandemia do Covid-19 para extorquir dinheiro de consumidores desavisados. De acordo com o Los Angeles Department of Water and Power (LADWP), esses estelionatários estariam telefonando para clientes, como se fossem funcionários da empresa, para cobrar o pagamento da conta em atraso e ameaçando desligamento, caso os dados não sejam passados imediatamente por telefone.

O LADWP, no entanto, garante que seus funcionários não solicitam pagamentos de qualquer espécie por telefone, incluindo cartão de crédito, débito ou pré-pago. A única maneira de pagar a fatura por telefone é através do sistema automatizado e seguindo as instruções gravadas, nunca diretamente com o atendente. Portanto, se a conversa parecer suspeita, o cliente deve encerrar o telefonema e ligar diretamente para a empresa para averiguar a veracidade da cobrança.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo