Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

As últimas notícias publicadas é que o governo está precisando de profissionais da área da saúde.  Eu tenho formação na área, mas estou ilegal (visto expirado há três anos). Gostaria de saber se eu poderia me qualificar para ficar legal, se tiver alguma possibilidade agora, desde já agradeço muito sua atenção.

Renata –  Não existe nenhum programa que permita que indivíduos fora de status recebam green card por trabalho, salvo se tem pai ou mãe, marido ou esposa cidadãos americanos ou portadores de green card para estabelecer base para pedido de perdão. O que o governo disse é que pessoas que já tem casos aprovados poderão solicitar acomodações se forem profissionais de saúde. 

Estou em processo pra green card. Já recebi social, autorização de trabalho e junto a carta de autorização de viagem. Posso mesmo viajar com essa carta? E se me chamarem para a entrevista e eu estiver viajando? O que acontece? Será consigo retornar e entrar com essa carta de viagem?

Renata – A autorização de viagem é o que estabelece a elegibilidade de viajar para o exterior durante um período de trâmite de casos. Ou seja, não é necessária a carta se você já está de posse do documento autorizando viagem. Se chamarem para a entrevista, geralmente ocorre com antecedência de 45 dias, e isso deve apresentar tempo suficiente para seu retorno. 

Sou enfermeira formada no Brasil. Sabem me informar se tem algum site do governo que disponibiliza cadastros para visto de trabalho, prevendo que nessa pandemia estejam contratando profissionais da saúde? 

Renata – Desconheço tal tipo de serviço. 

Moro ilegalmente nos Estados Unidos a 9 anos, sou formada em enfermagem no Brasil, tem alguma chance de conseguir aplicar para um visto de trabalho? 

Renata – Infelizmente, em situação como a sua, somente é possível obter residência legal caso haja um casamento com cidadão americano, ou se você tiver pai ou mãe americano ou portador de green card para que você seja capaz de solicitar um pedido de perdão. Quem está fora de status só pode obter status por trabalho se tiver proteção dentro da lei 245i, que já saiu de vigor desde 2001. 

Por favor preciso muito de uma orientação. Em fevereiro deste ano tentei entrar nos EUA pelo cai cai, me entreguei e fiquei alguns dias detida na Califórnia e depois me mandaram para um abrigo no México onde já fui com corte marcada só para maio. Por questões dessa Covid-19 voltei para o Brasil. Gostaria de saber se teria como eu desistir ou melhor informar a eles que eu não vou comparecer à Corte e que estou desistindo do asilo? E depois de quanto tempo eu poderia tentar o visto novamente junto com minha filha.  

Renata – Sua tentativa de entrada nos EUA de forma irregular complicará muito sua possibilidade de obtenção de visto. Não há um período mínimo de espera para solicitação, mas a imigração verá de forma negativa a sua tentativa de entrada. Em relação à audiência, você pode meramente escrever uma carta e submeter com tradução para o endereço onde ocorrerá a audiência.

Vim para os EUA pelo cai-cai com minhas duas filhas e meu esposo, estamos em processo com a imigração. Minha filha mais nova precisa de tratamento médico ela é especial. Ela está internada, passou por uma cirurgia e vai precisar de acompanhamento médico com especialista. Existe a possibilidade de ela conseguir algum documento para tratamento? 

Renata – A necessidade de tratamento médico não viabiliza legalização ou obtenção de status legal nos EUA.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo