Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Meu namorado está no processo de legalização por meio dos pais, que são cidadãos. Porém quando aplicaram para ele, ele já era maior de 21. Sei que esse processo demora em torno de 7 anos, e já se passaram 4. Eu me encontro ilegal no momento e sei que se casarmos o processo dele demoraria ainda mais. Gostaria de saber se, após ele receber o green card, eu poderia aplicar para minha legalização por casamento?  

Renata – Sim, inclusive recomendo que espere que ele se torne residente antes de casar. Esse é, sem sombra de dúvidas, o caminho mais recomendado. Se você decidir dar entrada no seu processo de green card por casamento enquanto o seu futuro marido ainda for um portador de green card, você precisará de um perdão (provavelmente o I-601A) e você terá que ir até o consulado no exterior para receber o green card. Do contrário, você pode esperar ele se tornar cidadão americano e evitar essa etapa, mas esperará mais cinco anos. 

Vim para os EUA dia 03 de junho de 2016 com o visto de turista e o agente colocou a data do meu retorno no dia 3 de dezembro de 2020, em vez de 3/12/2016. Isso me daria direito a algo? 

Renata – Se a sua I-94 estiver válida, você ainda pode solicitar algum benefício imigratório, como um green card por oferta de trabalho, caso tenha um empregador interessado e qualificado para fazer a solicitação. 

Bom dia, moro nos Estados Unidos há três anos, sou casada e meu marido se tornou cidadão americano em janeiro deste ano.  Eu tenho visto de estudante, que vai expirar em outubro desse ano. Se eu cancelar minha matrícula na escola poderia me prejudicar no meu processo de green card? 

Renata – O cancelamento prematuro da matrícula pode causar a imigração a emitir algum tipo de intimação, transferindo o seu caso para um juiz ao invés de permitir o trâmite do caso perante o USCIS. Minha recomendação é que você cancele a matrícula após o início do processo com a imigração, ou bem próximo. 

É verdade que após expirar os 6 meses do visto ainda temos 180 dias para sair do país e não ser penalizado? 

Renata – O que acontece é que se você não exceder 183 de presença irregular você não é penalizado para obtenção de green card, o que não quer dizer que você será permitido entrada nos EUA com um visto de turista após o período excedendo a permanência permitida nos EUA. 

Vivi nos Estados Unidos por quatro anos, vim embora recentemente por questão familiar, tinha uma empresa na Carolina do Sul e tenho três empréstimos que não paguei. Eles podem vir no Brasil para tentar receber esses empréstimos? 

Renata – Contratos podem ser protestados no exterior, apesar de ser um processo caro e moroso.

Minha empresa está me enviando para os EUA com visto L1, e consequentemente L2 para esposa e filhos menores. Porém tenho uma filha que já completou 21. Que visto preciso para que ela possa estudar lá? E qual seria no caso dela querer trabalhar? 

Renata – Sua filha com 21 anos pode estudar com o visto F-1, mas ela não poderá trabalhar, salvo dentro do período de OPT ou CPT.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo