Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Mark Morais, advogado sócio da Piquet Law Firm em Miami (FL), foi promotor de imigração pelo ICE, oficial de imigração do USCIS e Policial Federal de imigração e alfândega no Aeroporto Internacional de Miami. Telefones (786) 812-2930 (WhatsApp) ou +1 (786) 558-8054.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Tenho extensão de visto por 1 ano e meio e vai expirar em meados de setembro. Meu namorado americano me pediu em casamento, se nos casarmos antes do prazo, posso ficar legal no país e ficar despreocupada com o prazo que está expirando?

Mark Morais – Via de regra, estrangeiros casados com cidadão americano podem ajustar status para residente permanente (green card) mesmo estando fora de status, desde que tenha entrado legalmente no país e não tenha outra situação (crimes, etc) que impeça o ajuste de status. Ao enviar um pedido de ajustamento de status a pessoa entra no chamado “período de permanência autorizada pelo advogado geral”.  Contudo, mesmo dentro do período de permanência autorizada, estrangeiros fora de status imigratório nos EUA estão sujeitos a serem colocados em procedimento de remoção do país. 

Vim para o USA com o visto L1 renovei uma vez, estou aqui há 4 anos. Ano passado solicitei o Green Card, recebi a permissão de trabalho e viagem, mas uma semana depois recebi a negativa do Green Card. Devo voltar para o Brasil imediatamente ou posso esperar até o vencimento do meu visto de trabalho, no caso no próximo ano?

Mark Morais – O visto L é um visto de não-imigrante considerado de “dupla intenção”, ou seja, o estrangeiro pode ter a intenção de imigrar para os EUA. Se o estrangeiro continuou a trabalhar para a empresa do visto L, mantendo o status do L1 vigente durante todo o tempo, o estrangeiro não precisaria deixar o país com a negativa da petição/aplicação do “green card”, pois ainda estaria amparado pelo visto L1.  

Se uma pessoa der entrada em um processo na imigração, por exemplo tenta um visto de estudante e a imigração nega o pedido dando o prazo de 30 dias para que a pessoa saia do país, e ela não o faz. Caso decida casar-se com um americano. Quais os riscos e problemas ela poderia ter?

Mark Morais – Estrangeiros fora de status imigratório nos EUA estão sujeitos a serem colocados em procedimento de remoção do país. Mesmo tendo esse risco de ser iniciado um processo de remoção dos EUA contra uma pessoa fora de status, o estrangeiro que entrou legalmente nos EUA e vier a se casar com cidadão americano, poderá ajustar status nos EUA e receber o green card, desde que cumpra os demais requisitos para um ajustamento de status. 

Moro nos EUA há 6 anos. Entrei com meu marido com visto de turismo e deixamos vencer o visto. Tivemos dois filhos aqui. Meu marido tem empresa aberta e trabalha em uma empresa que quer dar visto de trabalho a ele. Mas sabemos que com visto vencido não é possível. Cogitamos voltar para o Brasil e tentar o visto de trabalho de lá. É possível, ou ainda assim preciso esperar os 10 anos de perdão?

Mark Morais – O estrangeiro que computou tempo de presença ilegal nos EUA por mais de um ano, ao sair do país, ficaria impedido de retornar por 10 anos. A não ser que se qualifique para algum tipo de perdão imigratório. 

Sou cidadã americana, minha mãe se encontra em minha residência nos EUA com visto de turista. Sua estadia vence em setembro e estou pensando em pedir extensão de visto. Ela pode permanecer nos EUA comigo durante o processo?

Mark Morais – Em tese, sua mãe poderia aguardar o resultado nos EUA, porém se o pedido de extensão for negado e ela tiver ficado além do período de status válido no formulário I-94, o visto de turista no passaporte dela pode ser considerado revogado e ela teria que aplicar por um novo visto no consulado antes de retornar para os EUA novamente. 

Estou há 6 meses morando na Flórida e devido à covid-19, não pude voltar para o Brasil. Entrei como turista meu visto vence dia 09/03/2020. E minha licença para casamento está marcada para o dia 09/11/2020 oito dias de vencimento. Vou ter algum problema ou posso ficar e aplicar?

Mark Morais – Não ficou claro se você vai se casar com cidadão americano ou não. Porém, via de regra, estrangeiros casados com cidadão americano podem ajustar status para residente permanente (green card) mesmo estando fora de status, desde que tenha entrado legalmente no país e não tenha outra situação (crimes, etc) que impeça o ajuste de status.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo