Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Mark Morais, advogado sócio da Piquet Law Firm em Miami (FL), foi promotor de imigração pelo ICE, oficial de imigração do USCIS e Policial Federal de imigração e alfândega no Aeroporto Internacional de Miami. Telefones (786) 812-2930 (WhatsApp) ou +1 (786) 558-8054.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Fiz a minha documentação de ajustamento de status por meio de casamento eu mesma, e enviei pelo correio há duas semanas. Meu processo já chegou no USCIS, mas ainda não recebi nada. Quanto tempo leva até eu receber qualquer notificação sobre meu processo?

Mark Morais – Está dentro do prazo normal de espera ainda, aguarda mais um pouco e você deverá receber o comprovante do protocolo em seu endereço. 

É verdade que apenas com uma notificação de aprovação do seu processo de Green Card junto à imigração já é possível conseguir um trabalho, antes mesmo de chegar o work permit?

Mark Morais – Para poder trabalhar legalmente tem que esperar o I-485 (ajustamento de status) ser aprovado ou ter um Employment Authorization válido. 

Moramos ilegalmente nos EUA há 4 anos. Em julho de 2020, meu filho de 17 anos voltou para o Brasil por não querer mais morar nos EUA. Ele quer voltar quando fizer 18 anos. Ele pode ter problemas ao passar na imigração do aeroporto?

Mark Morais – Não entendi qual visto seu filho usaria para entrar novamente nos EUA. Via de regra, o visto utilizado para entrar nos EUA é considerado revogado quando a pessoa fica um dia sequer além do prazo autorizado. Portanto, entendo que seu filho teria dificuldade em retornar para os EUA. 

Moro há 30 anos na Flórida, quero me casar com uma mulher que tem cidadania, mas é aposentada. Nesse caso poderei aplicar para legalização?

Mark Morais – Ela como cidadã americana poderia peticionar para você se forem casados. Outra questão seria ela poder comprovar que tem condições financeiras para pode ser sua sponsor, caso não tenha renda suficiente teria que conseguir um co-sponsor. 

Estou me preparando para da entrada no processo dos meus 2 filhos, tenho apenas o Green Card e quando me casei meus filhos eram menores, minha dúvida é saber com quanto tempo em média meus filhos recebem o social.

Mark Morais – Algumas questões têm que ser avaliadas antes de qualquer resposta: 1) Porque seus filhos não fizeram parte do seu processo inicial de green card? Eles poderiam derivar do mesmo benefício seu se fossem menores de 21 anos e solteiros; 2) Onde eles se encontram atualmente, nos EUA ou fora? 3) Qual idade deles?; 4) Casados ou solteiros? 

Minha sogra é cidadã americana e gostaria de passar o benefício para o filho dela (meu marido), para mim e nossos dois filhos. Gostaria de saber sobre a média de prazo para finalização deste processo. E se minha sogra tem que estar no EUA para dar entrada, pois neste momento ela está morando no Brasil conosco.

Mark Morais – O tempo de espera de uma petição de pais para filhos casados dura em média 12 anos. Sua sogra precisa estar morando nos EUA para dar entrada para o filho. 

Meu irmão fez uma aplicação de Green Card em 2018 para mim. Eu tenho chance de receber estando morando aqui nos EUA? Outra questão é, tenho que fazer uma cirurgia, eu poderia utilizar os programas do governo? Isso implicaria no meu processo? Pois creio que custará em torno de $50mil.

Mark Morais – Um processo de irmão para irmão demora em média 15 anos. Para poder fazer ajustamento de status dentro dos EUA, você tem que demostrar que manteve o status imigratório legal durante todo tempo de espera. Utilizar de benefícios públicos nos EUA pode te tornar inadmissível para recebimento de um benefício imigratório. 

Eu menti para o meu marido dizendo que entrei nos EUA com visto de estudante, mas na verdade era de turista, fiquei com vergonha de falar que vim sabendo que ia ficar ilegal. Agora estou pensando se terei que revelar a verdade a ele por causa da entrevista. Eles perguntam essas coisas?

Mark Morais – O USCIS pode fazer qualquer tipo de pergunta.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo