Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Mark Morais, advogado sócio da Piquet Law Firm em Miami (FL), foi promotor de imigração pelo ICE, oficial de imigração do USCIS e Policial Federal de imigração e alfândega no Aeroporto Internacional de Miami. Telefones (786) 812-2930 (WhatsApp) ou +1 (786) 558-8054.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Estou em processo de legalização por casamento e fiz o fingerprint no dia 12/08/2020. Quanto tempo até receber o combo com work permit, social security e documento que me permite viajar e retornar aos EUA? Se por acaso for para o Brasil e me enviarem o combo lá, poderei entrar novamente?

Mark Morais – A espera pelo combo card (autorização de trabalho + viagem) pode demorar em média 4 meses ou mais. Se uma pessoa viajar sem autorização de viagem tendo uma aplicação de ajustamento de status em andamento, essa aplicação pode ser considerada abandonada.  

Vai fazer 2 anos que estou no Brasil. Meu Green Card vence no próximo ano. Se eu retornar serei aceito?

Mark Morais – A regra diz que se um residente permanente dos EUA passar mais que 180 dias fora do país ao retornar será considerado como se estivesse pedindo permissão para entrar nos EUA e todas a regras de admissibilidade poderão ser aplicadas contra a pessoa. Ao passo que se um residente permanente ficar mais do que um ano fora dos EUA sem uma permissão de reentrada, a residência dele será considerada abandonada. Como o cartão ainda está válido, provavelmente, a companhia área deixará você embarcar rumo aos EUA, porém o oficial na fronteira poderá pedir que você preencha um formulário concordando (deve ser feito voluntariamente) em entregar e abandonar seu green card. Ou ainda, poderá emitir uma Nota de Comparecimento perante uma corte de imigração para o juiz analisar os fatos e determinar se realmente houve abandono da residência permanente.  Uma maneira de tentar contornar essa situação seria pedir um visto chamado SB1 no consulado americano do seu país, porém existem regras específicas que o consulado irá observar para aprovar ou negar o pedido.  

Toda minha família por parte de mãe são cidadãos americanos, meus tios, primos, todos são cidadãos! Apenas minha mãe e eu estamos com nossos vistos de turista vencidos e minha irmã tem visto de estudante. Existe alguma possibilidade de conseguirmos através da minha família? Tenho 21 anos, minha mãe 54 e minha irmã 27.

Mark Morais – Tios e primos não podem peticionar para você diretamente. Os irmãos americanos da sua mãe poderiam pedir para ela, mas é um processo que demora 12 anos ou mais. Como você e sua irmã já são maiores que 21 anos, não seriam mais dependentes da sua mãe em processos de imigração e deverão qualificar-se para algum benefício em nome próprio.

Moramos ilegais nos EUA já 4 anos. Em julho de 2020, meu filho de 17 anos voltou para o Brasil por não querer mais morar nos EUA. Mas quer voltar quando fizer 18 anos para me visitar. Ele pode ter problemas ao passar na imigração do aeroporto? E se perguntarem sobre mim na imigração? Acho que ele deve ser sincero na resposta? Isso pode atrapalhar sua entrada no país?

Mark Morais – Primeiramente, deve-se sempre dizer a verdade para oficiais do governo americano sob pena de fraude. Uma pessoa que fica um dia sequer fora de status nos EUA, o visto que aquela pessoa utilizou para entrar nos EUA é considerado revogado. Portanto, não poderia utilizar o mesmo visto para uma viagem futura, teria que aplicar para um novo visto no consulado. Entretanto, a probabilidade é quase nula de um oficial consular aprovar um novo pedido de visto de turista para quem ficou irregular no país e que ainda tenha parentes vivendo de forma irregular nos EUA.

Fiquei 1 ano e 2 meses nos EUA, onde tive um bebê. Fiquei 1 ano legal (visto de turismo e extensão) e 2 meses ilegal. Voltei para o Brasil há 8 meses. Meu esposo (não casada no papel) ficou nos EUA, tínhamos ido juntos. Voltei apenas com minha bebê americana e minha filha brasileira. Dentro destas condições, eu e minhas filhas conseguimos retornar aos EUA?

Mark Morais – Uma pessoa que fica um dia sequer fora de status nos EUA, o visto que aquela pessoa utilizou para entrar nos EUA é considerado revogado. Portanto, não poderia utilizar o mesmo visto para uma viagem futura, teria que aplicar para um novo visto no consulado. Entretanto, a probabilidade é quase nula de um oficial consular aprovar um novo pedido de visto de turista para quem ficou irregular no país e que ainda tenha parentes vivendo de forma irregular nos EUA.

Depois de receber o Green Card com validade de 10 anos, com quanto tempo depois posso aplicar para a cidadania?

Mark Morais – Se você recebeu o green card através de petição de casamento com cidadão americano, após 3 anos com o green card você poderá aplicar para cidadania. Nos demais casos, deve-se aguardar 5 anos para aplicar para cidadania.

Vou completar 1 ano aguardando o processo de renovação do meu Green card, do provisório para o permanente. Ao mesmo tempo completo 3 anos de GC estando casado. Posso dar entrada na minha cidadania, mesmo não tendo recebido meu GC permanente, ou tenho que aguardar o recebimento do meu GC então aplicar?

Mark Morais – 90 dias antes de completar 3 anos de green card você já pode dar entrada com seu pedido de cidadania. Não precisar esperar a decisão do seu pedido de remoção das condições do seu green card para poder aplicar para cidadania.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version