Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Mark Morais, advogado com escritório na Flórida. Telefone e WhatsApp (786) 222-3692.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Tenho 28 anos, morei nos EUA com visto J-1 (expirou em abril de 2020) durante 9 meses, e voltei para o Brasil em maio de 2020. Estou sujeito à seção 212 (e) e por falta de informação acabei voltando para o Brasil e não aplicando para o waiver. Eu pretendo me casar com minha noiva americana, o que eu preciso fazer?

Mark Morais – Pessoas sujeitas à seção 212(e) devem cumprir com dois anos de residência no país de origem antes de poderem aplicar para um green card. Ou obter antes um waiver, por exemplo, através de um “No Objection Statement”. 

Boa tarde, meu pai é cidadão americano, tenho 33 anos, sou casado e com filhos. Moro legalmente em Portugal. Meu pai pode solicitar o green card para mim e para os filhos? E qual primeiro passo?

Mark Morais – Sim, seu pai pode aplicar para você e você deve aguardar seu lugar na fila fora dos EUA. A categoria de filhos casados de um cidadão americano pode levar uma espera de aproximadamente 12 anos.

Meu pai é cidadão americano. Tem como eu dar entrada no green card sem a ajuda dele?

Mark Morais – Seu pai como cidadão americano é o peticionário e deve iniciar o processo em seu nome.

Sou brasileira e tenho cidadania Italiana. Moro ilegalmente nos EUA. Eu posso tentar concorrer à loteria do green card? 

Mark Morais – Se você nasceu em um país inelegível à loteria (caso do Brasil), você ainda pode entrar no Programa de Loteria DV se seu cônjuge (marido ou esposa legalmente casado) ou ambos os seus pais nasceram em um país elegível. A cidadania italiana por si só não te qualificaria para a loteria. 

Estou nos Estados Unidos ilegalmente. Sofri uma agressão física de uma mulher, o que devo fazer?

Mark Morais – Se esta mulher for sua esposa e ela for cidadã americana ou residente permanente dos EUA talvez você possa ser elegível ao processo VAWA

Minha mãe se casou recentemente com um americano. Tenho menos de 21 anos, e quero saber se, tirando o meu green card e o dela juntos, quanto tempo eu poderia passar fora dos EUA (até para concluir minha faculdade)? 

Mark Morais – O green card é para residência permanente nos EUA e não para ser utilizado com fins de turismo, passeio, etc. Quem passa muito tempo fora dos EUA pode estar sujeito a perda da residência por abandono. A não ser que você seja elegível e consiga um Reentry Permit não é recomendável passar longos períodos fora do país. Com o green card você pode estudar em excelentes universidades nos EUA e até poder receber bolsas de estudos.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo