Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Coral Springs (FL), telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Em agosto recebi a confirmação do NVC que a minha petição para imigrante foi aprovada e encaminhada ao consulado americano do Rio de Janeiro. Gostaria de saber se estão agendando as entrevistas. Obrigado. 

Renata Castro – Sim, já estão agendando entrevistas, inclusive, meu escritório já teve vários clientes que tiveram os processos concluídos e aprovados na etapa de processamento consular. A grande questão é que o consulado está atrasado em seus procedimentos em virtude do extenso tempo em que ficou fechado por causa da pandemia. Espero que seu caso seja aprovado em breve e que você possa vir para os Estados Unidos com o tão sonhado green card.

Eu me casei com americano e tenho dois filhos menores no Brasil, posso aplicar para o green card deles e eles continuarem morando no Brasil?

Renata Castro – É possível solicitar o green card para os seus filhos, mas é importante lembrar que eles não podem ficar no Brasil por mais de seis meses contínuos depois que pegarem o documento. Isso caracteriza abandono da residência, já que o objetivo do green card é residir nos EUA. 

Meu filho está em uma prisão da imigração na Louisiana há mais de 90 dias sem entrevista e pessoas que chegaram bem depois dele já saíram. Meu filho está desesperado. Tem algum prazo para essa audiência?

Renata Castro – Ao contrário de casos criminais em que há um período específico para haver uma audiência, no caso da prisão imigratória a expectativa é bem diferente. Os fóruns estão sobrecarregados, principalmente no centro de detenção em Louisiana. A espera para uma audiência de fiança é de 90 dias a seis meses. Se seu filho ainda não tem um advogado no caso, é o momento de fazê-lo.

Estou nos Estados Unidos há dois anos e vim pelo cai cai. Quais são minhas opções já que não dei entrada no meu pedido de asilo?

Renata Castro – Pessoas que vêm pelo famoso cai-cai têm poucas opções imigratórias. É importante determinar se você hoje está casado (a) com cidadão americano (a), mas na ausência de parentesco qualificador, você pode solicitar um fechamento do seu caso, mas isso não te dá documento. Você poderá ficar nos EUA em caráter temporário. 

Eu me casei há pouco tempo com um americano e estou na Califórnia. Eu era nutricionista no Brasil e quero muito validar meu diploma por aqui, mas vou provavelmente ter que estudar um pouco mais para isso, sabe se eu posso estudar enquanto espero pelo meu green card ou work permit? 

Renata Castro – A falta de status imigratório não impede que você estude. Provavelmente, será um empecilho na obtenção de benefícios como financiamento estudantil e bolsas e a obtenção de licença profissional. Minha sugestão é que você aguarde a obtenção da autorização de trabalho para obter esses benefícios. Boa sorte no seu processo.  

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo