Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Coral Springs (FL), telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Meu marido está preso há quase dois meses na detenção de imigração de Florence, na Carolina do Sul. Eu estou grávida de quase nove meses e queria saber quanto tempo demora para que ele tenha uma audiência para pagamento de fiança? 

Renata Castro – Infelizmente não dá para prever por quanto tempo ele vai ficar preso, mas não é comum que um detento fique mais de dois meses sem ao menos uma audiência para pagamento de fiança. Minha sugestão é que seja feito um pedido de fiança junto ao ICE. 

Cheguei nos EUA há 3 meses pelo México. Vou me apresentar ao departamento de imigração no dia marcado. É possível conseguir o work permit?

Renata Castro – A entrada pelo México, mesmo que a pessoa tenha sido processada por agentes imigratórios, não quer dizer que a pessoa tenha direito a autorização de trabalho. Apenas, se ela solicitar asilo e depois de um tempo de espera pelo protocolamento desse caso de asilo. 

Tenho visto de turista e meu filho nasceu nos EUA. Hoje moro em Portugal e depois que ele nasceu não voltei mais nos Estados Unidos. Posso ter problemas na imigração se eu quiser visitar o país para turismo?

Renata Castro – Difícil prever o que vai acontecer, mas se você nunca violou o seu status nos Estados Unidos, ser pai ou mãe de um cidadão americano não é motivo para barrar a entrada. Tudo vai depender das circunstâncias que você poderá comprovar que você tem elos com seu país de residência. 

Vim para os EUA em outubro de 2017 com minha esposa e filha com visto de turista, aplicamos para extensão e foi negado, e desde então estamos sem status. Hoje também somos pais de uma americaninha de 3 anos. Eu trabalho no mesmo lugar desde janeiro de 2018. Se eu falasse com o dono do negócio aqui sobre aplicar para um visto de trabalho, existe essa possibilidade? 

Renata Castro – Infelizmente, mesmo você sendo pai de uma cidadã americana, o fato de você estar nos Estados Unidos há mais de 183 dias fora de status, você e sua esposa não se qualificam para um benefício imigratório imediato. A não ser se você for vítima de um crime, se casar com cidadão americano ou se tiver pai ou mãe cidadãos ou portadores de green card. 

Fui deportada em 2009 ao chegar no aeroporto pelo motivo de ter entrado por três vezes e sempre ter ficado além da permanência. Já se passaram 12 anos. É possível conseguir um visto e entrar aí novamente? Preciso de um advogado para conseguir?

Renata Castro – Solicitar um visto de turista após esse período é possível, pois você já cumpriu sua penalidade. Pelo aeroporto, dificilmente você é deportada, você teve a solicitação de entrada negada. A grande dificuldade que você terá é comprovar para o governo que você está indo sem a intenção de permanecer nos EUA.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo