Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Fernanda Tennyson, advogada com escritório em Boca Raton e Jupiter (FL), telefone (561) 715-9729.


Eu tinha visto de turista e alterei o status para estudante. Minha esposa fará no Brasil o processo para já vir com o visto de estudante. Minha questão é se eu posso, estando nos EUA, entrar como seu cônjuge e alterar o meu visto para o de estudante. Com esse visto feito no Brasil eu poderei sair dos EUA e voltar sem problemas, já com o meu visto atual isso não é possível. 

Tennyson –  Estando nos Estados Unidos, depois que sua esposa entrar com visto de estudante você pode alterar seu status para o de dependente dela. Mas caso você saia dos Estados Unidos, pode ter problemas para conseguir um visto no consulado e voltar. 

Eu pretendo ir para a Califórnia ainda esse ano para fazer pós-graduação. Já escolhi o curso, já entrei em contato com a faculdade e etc. e eles auxiliam no processo do visto F1 – até aí sem problemas. Mas eu tenho uma empresa e gostaria de mudar a sede/matriz para os USA, e passar a produzir meu produto aí, e deixar minha mãe (que é minha sócia) com a filial aqui, pois estrategicamente preciso da distribuição facilitada no Brasil. Então, minha dúvida é: ao invés de aplicar para o visto de estudante, é melhor que eu aplique para o visto L1?

Tennyson –  Você certamente já ouviu falar de gerenciamento de riscos? Pois é, para trabalhar com imigração hoje seu advogado precisa gerenciar os riscos e ter noção de estratégia. Eu aplicaria primeiro para o de estudante, pois para fazer pós-graduação é mais fácil ter o visto de estudante aprovado; depois de ter o visto de estudante aprovado e você estiver estudando, eu pediria o visto L. Caso o visto L seja aprovado, aí sim você pode cancelar o de estudante.

Mudei para os EUA em novembro de 2015, fomos com visto de turista, quando fiz 5 meses eu vim para o Brasil e fiquei 1 mês, voltei, engravidei e passei 6 ou 7 meses da minha permissão, voltei para o Brasil em julho de 2017 com minha filha americana. Quero voltar agora em março para os EUA, será que vou ter problemas?

Tennyson –  A chance de você ter problemas ao entrar nos Estados Unidos é muito grande. Se vir com sua filha os riscos aumentam. 

Tem algum problema no pedido de green card/residência se o esposo americano tiver antecedentes criminais, se alguma vez cumpriu cadeia ou esteja em liberdade condicional? O pedido é negado pela condição dele?

Tennyson –  Depende. Mas é impossível responder sua pergunta sem informações especificas sobre o caso.

Moro no Brasil e tenho um irmão que mora nos EUA e já um cidadão americano. Gostaria de saber como faço para ter o documento (green card) o mais rápido possível, para eu poder chegar e ficar nos EUA legalmente?

Tennyson –  Se é seu irmão que irá pedir por você, irá demorar muito, até 14 anos de espera.

Minha mãe possui o GC, por ser casada com um americano. Com isso, tenho 23 anos e sou solteiro, consequentemente, gostaria de saber se posso aguardar a aprovação do formulário I – 130 estando nos Estados Unidos?

Tennyson –  Pode desde que você esteja como estudante ou com um visto de trabalho enquanto espera. Caso não tenha um visto que possibilite estar esperando legalmente dentro dos Estados Unidos, ficará ilegal enquanto espera. Como você é maior de 21 anos, seu processo vai demorar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo