Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.


Tenho um namorado nos Estados Unidos que era casado e já solicitou o divórcio, mas vai sair em setembro, pois os divórcios demoram 6 meses para sair na Califórnia.  Estou indo morar com ele nos Estados Unidos, pois ele me pediu em casamento. Tem algum problema casarmos logo após o divórcio no que diz respeito à imigração? 

Renata – Não é recomendável que você venha com o visto de turista já com a intenção de residir, pois isso constitui intenção e representação fraudulenta. Minha opinião legal é que você espere a finalização do divórcio do seu namorado e venha para os Estados Unidos com o visto de noiva, para evitar constrangimentos e complicações legais desnecessárias.

Meu filho cidadão americano deu entrada no meu green card em outubro 2017. Quanto tempo demora? Recebendo meu green card, posso aplicar para outro filho com 21 anos de outro casamento? Ou tenho que ter cidadania para aplicar? Uma vez residente, por quanto tempo posso me ausentar?

Renata – Processos de green card tem levado em média 1 ano. Se seu outro filho ainda for solteiro você pode solicitar um benefício imigratório para ele ainda com o green card. Portadores de green card não têm período mínimo de permanência nos EUA, no entanto, em caso de ausência de mais 6 meses, a imigração pode considerar a ausência abandono do status de residente.

Cheguei aos EUA há quase dois anos, vim com meu filho e meu esposo, entramos no país com visto e há 8 meses descobrimos que nosso filho possui a síndrome do autismo. Gostaríamos de saber se existe alguma possibilidade de conseguirmos uma permissão para vivermos aqui, para que possamos dar continuidade ao tratamento do nosso filho.

Renata – Deficiência mental ou física de menores infelizmente não resulta em benefício imigratório.

Passei três meses nos EUA de férias, fui para as Bahamas e na volta para os EUA, a agente da imigração limitou minha estadia para 3 dias. Cumpri a determinação, voltei para o Brasil. No futuro se eu quiser retornar para os EUA, vou ter problemas com a imigração?

Renata – Depende de quando no futuro você decidirá voltar aos EUA. O atual cenário político não favorece indivíduos com múltiplas entradas com visto de turista. Quando vier esteja preparado para demonstrar elos com o seu país de origem.

Sou casada com um norte-americano desde 2011, nós vivemos no Brasil e ele adotou meu filho, ele está com 18 anos e está na faculdade, gostaria de saber se ele pode ir estudar nos Estados Unidos.

Renata – É preciso iniciar um processo imigratório para que seu filho possa receber o benefício que permitirá que ele estude regularmente nos Estados Unidos.

Tenho uma irmã de mães diferentes que é cidadã americana, ela consegue patrocinar o green card pra mim?

Renata – Desde que você consiga provar que são irmãs legalmente, ela pode solicitar o benefício imigratório, no entanto, o processo demora quase 14 anos, atualmente.

Morei nos Estados Unidos durante oito anos legalmente, me mudei para Espanha em 2010, já faz seis anos que estou morando fora dos Estados Unidos. Gostaria de saber se tenho alguma chance de recuperar meu green card?

Renata – Você não menciona com obteve seu green card. Se obteve por algum parente direto – filho, filha maior de 21 anos; esposa ou esposo; ou pai e mãe, é possível obter novo status de residente legal. Se voce nao obteve por esses meios, será necessário um novo processo, e portanto, será necessário estabelecer o direito novamente. Portadores de green card que estão fora dos EUA por mais de um ano continuo são tratados como se tivessem abandonado seu status legal, e portanto, será difícil entrar nos EUA com o seu green card anterior depois de tantos anos fora (caso voce tenha ficado fora dos EUA desde de 2010 continuamente).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo