Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Leonelba Martinez, advogada de imigração do Berman Law Group em Deerfield Beach, telefone (561)826-5200 ext 351.


Eu e meu marido chegamos aqui nos EUA em abril de 2015, viemos com visto de turista. Meu filho nasceu em 2017 e agora em 2019 recebeu o diagnóstico de autismo. Existe alguma possibilidade de conseguirmos documentos americanos por meio do meu filho?

Martinez – Infelizmente, você não pode obter residência permanente com base no fato de que seu filho precisa de tratamento médico nos EUA. Mesmo que o seu filho tenha nascido nos Estados Unidos (que você não especificou), ele não tem idade suficiente para patrocinar você e seu marido (os cidadãos dos Estados Unidos devem ter 21 anos ou mais para apresentar uma petição para o estrangeiro). No entanto, você mencionou que você e seu marido têm vistos de turista B2, sob este visto você pode entrar nos Estados Unidos e procurar tratamento médico para o seu filho por cerca de 6 meses. Se você achar que precisa de mais tempo para concluir o tratamento, pode prolongar a sua estadia preenchendo uma extensão de visto B2. Recomendo que procure aconselhamento jurídico para que o seu caso possa ser analisado por completo.

Sou casado com um americano e tenho recebido ameaças dele. Tenho áudios e mensagens que comprovam isso. Ele me colocou para fora de casa e agora me ameaça o tempo todo, além de toda a humilhação e desrespeito que me submeteu enquanto estávamos na mesma casa. Não dei entrada na imigração para atualizar meu status, estou sem status.  Estou me sentindo ameaçado, o que eu posso fazer? Tenho medo de ir à polícia e perguntarem meu status e eu ser deportado.

Martinez – Não tenha medo de denunciar abuso à polícia, as leis de imigração foram criadas para proteger as pessoas em situações como a sua. As leis de imigração, como a Lei da Violência contra a Mulher (VAWA), permitem que cônjuges espancados, filhos e pais de cidadãos americanos e certos cônjuges e filhos de residentes permanentes façam petições por si mesmos sem a ajuda ou conhecimento do agressor. Uma aprovação de um pedido da VAWA pode conceder-lhe uma autorização de trabalho e, eventualmente, você pode solicitar um green card. Este processo é complexo e existem vários requisitos, você deve procurar o conselho imediato de um advogado de imigração. Além disso, tenha em mente que a lei também protege maridos maltratados e indivíduos em casamentos do mesmo sexo.

Morei em NY por 10 anos, retornei ao Brasil e renovei meu visto. Ao retornar para os Estados Unidos, fui deportado, tive meu visto cancelado e não podendo retornar por 5 anos. Os cinco anos expiraram este ano. Estou aplicando para um novo visto e preenchendo o formulário DS160 de acordo. Onde é perguntado se já teve o visto cancelado, respondi que sim. Há algo que pode ser feito para que no dia da entrevista aumente as chances de conseguir o visto novamente?

Martinez – A única coisa que você pode fazer é ser completamente honesto sobre sua deportação anterior. Mentir para a imigração é um absoluto não-não. Embora o Oficial de Imigração examine as razões pelas quais seu visto foi anteriormente negado, isso não significa necessariamente que você será negado. O Oficial de Imigração considerará o fato de que você atendeu ao pedido deles de permanecer fora dos EUA por cinco anos, juntamente com outros fatores relevantes. Se você acha que há algo em seu registro além da deportação que pode afetar negativamente o seu caso, entre em contato com um advogado de imigração para obter orientação.

Minha mãe se casou com um americano há 20 anos e, desde então, ele me criou como sua filha. Hoje eu tenho 28 anos, sou casada e tenho dois filhos. Fui adotada por ele e consta em minha certidão e na de meus filhos o nome dele como meu pai socio afetivo. Gostaria de saber se posso solicitar o green card para mim e minha família?

Martinez – Dependendo da sua idade e quando a adoção ocorreu (juntamente com outros requisitos), você pode ter adquirido o status quando a adoção foi concluída. Os casos de imigração que envolvem adoções são bastante complexos. Recomendo que procure aconselhamento jurídico para que o seu caso possa ser analisado por completo.

Fui inadmitido nos EUA em novembro/2018 e tive meu visto de turista cancelado. Fui perguntado se trabalhei nos EUA em 2014 quando passei seis meses na Flórida. Acabei confessando ao oficial que fiz alguns serviços de transporte e não sabia que estava fazendo ilegalmente. Alguém me disse que preciso esperar cinco anos para solicitar outro visto de turista. Tenho cidadania italiana e estava num processo de obtenção do visto E2. Tenho que esperar 5 anos?

Martinez – Normalmente você tem que esperar, no entanto; se você se qualificar para um processo de perdão, se concedido, pode lhe dar permissão para solicitar novamente a admissão nos Estados Unidos sem ter que esperar os cinco anos. É muito importante que você não retorne aos Estados Unidos antes que o perdão seja aprovado, caso contrário você pode ser permanentemente impedido de retornar

Estou sem documentos e gostaria de saber se posso viajar de avião dentro dos EUA somente com passaporte.

Martinez – Sim, um passaporte estrangeiro atende à exigência da companhia aérea de um documento de identidade emitido pelo governo para que você possa viajar de avião dentro dos Estados Unidos, no entanto, isso pode ser arriscado. Muitos indivíduos indocumentados voam diariamente, mas tenha em mente que você está se expondo. Viajar de ônibus, trem ou carro representa um risco menor, mas tenha cuidado perto da fronteira, onde os policiais da CBP estão mais propensos a pedir documentação.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo