Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Olá, tenho o visto F-1 e estou há quatro anos nos EUA, vim fazer minha faculdade aqui e atualmente estou noivo, me casarei dentro de alguns meses e aplicarei para o green card. Fui aceito para fazer um mestrado na Universidade de Leeds na Inglaterra, o tempo do curso é de 1 ano. Seria melhor eu esperar até o greencard definitivo para eu sair dos EUA por longos períodos?

Renata – Não faz diferença a solicitação de ausência desde que você esteja com o green card válido. Seria melhor que fizesse, por uma questão de logística, dentro do período do green card temporário, já que acomodaria o um ano de estudo antes do vencimento do cartão. Em seu caso, a questão logística e mais importante que a questão legal, então sugiro que coordene o planejamento da viagem com uma advogada de imigração. 

O pai do meu filho é brasileiro, porém se casou com uma cidadã americana e obteve o green card. Após passar três anos de cidadania americana, ele aplicou para nosso filho de 12 anos. Vocês sabem qual tempo que demora para eles chamarem meu filho no consulado para obter o green card? 

Renata – Um processo como o do seu filho leva em média um ano,podendo levar mais. 

Estou nos Estados Unidos há 6 meses treinando para as Paralimpíadas de Tóquio, fiquei 15 dias além do prazo estampado no meu passaporte.  Eu terei algum problema na hora de voltar para os EUA novamente por conta desses dias extras? 

Renata – É possível que sim, já que extrapolou o período permitido. Entrada nos EUA com o visto de turista, independente de violações anteriores, é sempre contingente a avaliação do agente imigratório se o turista cumprirá com as limitações do visto, uma delas sendo a saída dos EUA dentro do prazo. 

Nosso filho é cidadão americano, mora na Flórida e deu entrada no I-130 para eu e minha esposa. Estamos aguardando comunicado para entrevista no Consulado de São Paulo. Minha esposa, que possui visto de turista, gostaria de ir em breve, para visitar o netinho que nasceu em agosto/2019. Existe algum problema em ela ir aos EUA passar umas semanas nos EUA ou é mais prudente aguardar no Brasil por causa do processo estar em andamento?

Renata – Não há proibição da entrada nos EUA com o visto de turista durante o trâmite de processo familiar, no entanto, esteja preparada para responder a questionamentos do oficial de imigração visando confirmar que sua esposa retornará ao Brasil e não permanecerá nos EUA.

Se eu ficar além dos 6 meses de estadia concedidos e depois retornar ao Brasil, e uma empresa brasileira solicitar um visto de tripulação para mim, a imigração pode negar esse visto tendo em vista que eu fiquei além do tempo concedido?

Renata – Sim. O visto de tripulante não é uma garantia, e está contigente a avaliação de violações anteriores do beneficiário do pedido, nesse caso você. 

Minha mãe tinha green card e ela fez a aplicação para mim quando eu tinha 19 anos porém ela faleceu e eu apenas recebi da imigração o receive notice dizendo como iria proceder com meu processo, e queria saber se o meu processo continua correndo ou ele para pelo fato da minha mãe ter falecido?  

Renata – Dentro da lei 245(l) o processo segue em frente independente do falecimento de sua mãe. Resta saber quando você deixou esse processo sem continuidade, já que há um período de validade da quota alocada. Sugiro que busque uma advogada de imigração com urgência.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo