Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Fui para os EUA em 2007 com visto de estudante (tive o passaporte carimbado sem data de saída) fiquei nos EUA ilegalmente até 2011, tive uma filha americana e voltei para o Brasil em 2011. Estou namorando um americano e decidimos nos casar. Qual o melhor a se fazer? Casar-se no Brasil ou nos EUA?  

Renata – A maneira apropriada de conduzir o seu caso, se você está fora dos EUA, é tramitar o seu processo no Brasil – casamento – petição, e obtenção do green card. A tentativa de um visto de turista com a intenção de permanecer nos EUA constitui fraude e pode criar problemas adicionais no seu trâmite de green card.

Moro ilegalmente nos Estados Unidos há 9 anos, sou formada em enfermagem no Brasil, tenho alguma chance de conseguir aplicar para um visto de trabalho?  

Renata – É possível que, se você obtiver sua licença de enfermagem nos EUA, que você solicite um visto de trabalho H-1B desde que você saia dos EUA e tente um perdão conhecido como Hranka. É um processo que não levará ao green card, além de arriscado. 

Minha filha mora em Miami e é casada com americano. Ela possui green card, ela pode aplicar para mim? 

Renata – Sua filha poderá iniciar um processo imigratório em seu benefício somente quando for cidadã americana. Portadores de green card não podem pleitear benefícios imigratórios para pais ou mães. 

Sou enfermeira formada no Brasil, estou em Boca Raton, sabem me informar se tem algum site que governo disponibiliza cadastros para visto de trabalho, prevendo que nessa pandemia estejam contratando profissionais da saúde? 

Renata – O governo americano não disponibiliza um repositório central de informação relacionada a contratantes dispostos a patrocinar para processo imigratório. É importante ressaltar que enfermeiros que tem formação no Brasil podem se legalizar de maneira mais fácil que outros profissionais, desde que estejam dentro de status válido e tenham a licença para atuar como enfermeiro nos EUA.

Estou em processo pra green card. Já recebi social, autorização para trabalho e junto a carta de autorização de viagem. Posso mesmo viajar com essa carta? 

Renata – Você não estabelece a base do seu processo de green card. A autorização de viagem permite a reentrada, mas não é garantido, apesar de serem raras as circunstâncias em que o indivíduo é proibido de entrar novamente.

Sou fisioterapeuta respiratório no Brasil, tenho documento para trabalhar nos EUA, nesse período de pandemia existe alguma maneira mais facial de revalidar o certificado? 

Renata – Os processos de validação profissional são determinados pelo governo do estado, e não houve relaxamento dos requisitos de validação de licença publicados até agora. 

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo