Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Nesta edição, colaborou a advogada Renata Castro, da Castro Legal Group. O escritório, baseado em Coral Springs (FL), oferece triagem inicial gratuita.Contato: Tel.: (954) 204-0393 / castrolegalgroup.com

Envie sua pergunta sobre imigração para imigracao@acheiusa.com

Fiz uma extensão de visto para o meu filho de 17 anos. Nunca obtive resposta, negativa ou positiva, apenas falaram que não localizaram o processo na agência onde fiz a extensão. Agora recebi uma carta da imigração. O que pode acontecer? Moramos no mesmo endereço ainda.

Renata Castro — Não fica clara na pergunta que tipo de carta você recebeu, o conteúdo do documento e quanto tempo se passou. Você mencionan que mora no mesmo endereço, o que me leva a crer que você tem medo de uma possível ação imigratória. A probabilidade de haver uma detenção em casos como esse é mínima, quase inexistente. Entre em contato como o nosso escritório o quanto antes para discutirmos possibilidades no seu caso.

Estou nos EUA com visto de turista que expira dia 26 de janeiro de 2023. No dia 27 de dezembro me casei aqui com meu namorado cidadão americano. Logo após o casamento, posso viajar para o Brasil e depois retornar aos Estados Unidos pra solicitar o greencard? Ou depois de me casar, preciso ficar aqui?

Renata Castro — Primeiro, parabéns pelo casamento! Se você sair com visto de turista provavelmente terá dificuldade na reentrada. Já que agora, casada com um cidadão americano, a sua entrada não será uma que visa uma saída, o que é o caso para o portador de um visto de turista. No seu caso, você visa permanecer no país. Minha instrução legal é que você inicie o progresso imigratório o quanto antes para evitar transtornos e para que possa viajar para o Brasil ou exterior de uma forma adequada.

Casei com um cidadão americano e estou dando entrada no meu Green Card. Tenho um filho aqui comigo nos Estados Unidos, ele tem 13 anos. Posso adicionar ele nos meu papéis? Eu mesma estou preenchendo os formulários e gostaria de saber se ele entra junto comigo e, se sim, qual seria o formulário – I-130 ou I-485?

Renata Castro — Você pode dar início ao processo imigratório por casamento adicionando o seu filho. Infelizmente, não podemos dar aconselhamento sobre o tipo de formulário que você deve utilizar pois isso constitui aconselhamento legal cabível de estabelecimento advogado-cliente, que pode vir a criar responsabilidades legais no futuro para o nosso escritório. No entanto, o seu processo é um incrivelmente complexo e importante. A contratação de um advogado pode ser mais acessível do que você imagina. Entra em contato conosco para passar por uma triagem gratuita antes que atrasos pela falta de conhecimento e experiência possam te custar tempo e dinheiro.

Moro atualmente no Brasil e tenho duas filhas americanas. Como faço para solicitar a minha legalização? Minha filha mais velha está com 21 anos e a mais nova com 15.

Renata Castro — A sua filha de 21 anos deverá iniciar um processo beneficiando você. No entanto, antes iniciar o processo é preciso entender quais foram as circunstâncias nas quais você esteve nos Estados Unidos, quanto tempo morou aqui, como entrou, que tipo de pendência imigratória você deixou para que possamos definir o melhor caminho no seu caso.

Minha cunhada é americana e aplicou para minha esposa, irmã dela, para o processo de Green Card. Ela está aguardando a entrevista no Brasil e gostaria de levar meu sogro para visitar a irmã, filha e netos. Minha esposa pode entrar nos EUA com visto de turista?

Renata Castro — A pendência de um processo iniciado pela sua cunhada para a sua esposa não a proibe de entrar nos EUA com o visto de turista. No entanto, se ela ainda não tiver o visto de turista e não demonstrar elos fortes com o Brasil, será complexa a obtenção de um visto depois que ela já demonstrou interesse em morar no país.

Eu tenho uma empresa aberta e funcionando nos Estados Unidos. É possível legalizar dois funcionários imigrantes que vieram com visto de turista?

Renata Castro — Sim, é possível uma empresa nos EUA contratar um funcionário que veio com visto de turista, desde que ele cumpra com outros requisitos, em programas como o EB-3, por exemplo.

Entrei nos EUA pelo México em 2005 e fiquei sete anos no país. Qual a chance de eu tentar o visto e conseguir?

Renata Castro — A sua entrada pelo México não significa que você será permanentemente proibido de voltar para os EUA. Pelos meus cálculos, você ficou até 2012, estamos em 2023, então você já cumpriu o período de 10 anos fora dos EUA. Não fica claro qual é a sua atual situação no Brasil porque o que os EUA quer ver é que você tem elos com o Brasil, que você tem dinheiro e que não ficaria no país fora de status. A probabilidade sempre existe, garantia é difícil de dar. Desejo sorte no seu processo de tentativa no visto de turista.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo