Dúvidas dos Leitores

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Renata Castro, advogada com escritório em Weston e Naples (FL), telefone (954)888.6383.


Meu marido já foi deportado dos EUA há quase 10 anos e agora ele tentou entrar pelo México, o coiote fez um visto mexicano falso no passaporte dele porque não deixaram ele nem entrar no México, mas acabou sendo pego em um checkpoint. Será que eles vão deportá-lo ou ele ficará preso por conta do visto falso? Estou muito preocupada por que não tenho notícias.

Renata – Infelizmente não há como saber até que o governo americano se manifeste a respeito da intenção deles de julgar o seu marido pelo crime cometido. Você não diz se ele tentou usar o passaporte com o visto falso para entrada nos EUA. Os EUA não tem jurisdição para julgar o seu marido por tentar entrar no México com um visto falso, mas ele se utilizou do visto falso para entrada nos EUA entao seria possivel um processo criminal nos EUA.

Morei nos Estados Unidos durante oito anos legalmente, me mudei para Espanha em 2010, já faz seis anos que estou morando fora dos Estados Unidos. Gostaria de saber se tenho alguma chance de recuperar meu green card?

Renata – Você não menciona com obteve seu green card. Se obteve por algum parente direto – filho, filha maior de 21 anos; esposa ou esposo; ou pai e mãe, é possível obter novo status de residente legal. Se voce nao obteve por esses meios, será necessário um novo processo, e portanto, será necessário estabelecer o direito novamente. Portadores de green card que estão fora dos EUA por mais de um ano continuo são tratados como se tivessem abandonado seu status legal, e portanto, será difícil entrar nos EUA com o seu green card anterior depois de tantos anos fora (caso voce tenha ficado fora dos EUA desde de 2010 continuamente).

Se eu permanecer nos EUA além do permitido ficando sem status e futuramente alguma empresa quiser aplicar para o visto de trabalho seria possível eu obter o visto estando fora de status no pais?

Renata – Infelizmente, após o vencimento do status imigratório, somente pedidos de ajuste de status feitos por cônjuges que são cidadãos americanos; filhos ou filhas maiores de 21 anos e cidadãos americanos, ou em casos de vítimas de crimes pleiteando status U (assim como as vitimas de violência doméstica) é possivel receber status legal nos EUA depois de periodo de ilegalidade.

Entrei legalmente nos EUA em 2000, em 2006 fui deportado pegando o castigo de 10 anos. Depois disso fui morar na New Zeland e tive minha residência negada por conta que meu nome está nos arquivos do FBI porque fui preso pelo ICE. Minha pergunta é: depois que completar o castigo dos 10 anos meu nome sai automaticamente do FBI ou terei que contratar um advogado para que tire meu nome de lá? Pretendo ir morar em outro pais e não quero passar pelo vexame novamente e ter uma residência negada novamente.

Renata – O ICE e o FBI são duas entidades diferentes. Um advogado poderá ajudá-lo a determinar que tipo de registro existe em seu nome, e se algo pode ser feito para minimizar essa violação, mas essa informação não costuma ser apagada dos arquivos da imigracao. Geralmente o FBI nao se involve em questões imigratórias, portanto, e preciso saber se você cometeu outro tipo de violação como falsificação de visto ou passaporte.

Estou no Brasil, tenho o visto B1/B2  e estou com um emprego em vista nos EUA. Gostaria de saber se é difícil conseguir o visto de trabalho, tenho o dinheiro para me manter por um período de 6 meses.

Renata – Vistos de trabalho são cada vez mais difíceis. É preciso ressaltar que o período do visto de trabalho H1B já acabou e casos imigratórios somente serão possíveis, baseados nessa categoria, a partir de abril de 2017 para vistos emitidos valendo a partir do final do periodo. A sua pergunta conta com fatos um tanto limitados, mas acredito que o seu plano nao seja recomendavel.

Tenho 36 anos, sou divorciada e tenho uma filha de 13 anos. Estamos na Califórnia há 2 anops. Meu pai que era brasileiro, fugiu para cá quando nasci e hoje sei que é cidadão americano, inclusive com um nome diferente. Tenho também um meio irmão americano, fruto de um dos outros casamentos desse homem. Possuo todos os documentos comprovando o casamento dele com minha mãe e minha certidão de nascimento. Tenho algum direito a green card? E Minha filha?

Renata – Ao contrário de outros países que descendem cidadania por linhagem sanguinea, ser filha de um americano não estende benefícios imigratórios a uma pessoa. Se o seu pai registrou você, e quiser pedir o seu benefício imigratório, você pode sim receber um green card, e, posteriermente, cidadania. O fato de ser filha dele somente não te dará direitos imigratórios. O mesmo é válido para o seu meio irmão americano, e para o questionamento apresentado em relação à sua filha.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo