Dúvidas dos Leitores

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Sou casado com uma americana, e meu visto já venceu e também não dei entrada no pedido de green card. Se a imigração me parar, eles podem me deportar ou eu posso comprovar que sou casado com uma americana e fica tudo bem?

Gardini – Caro leitor, se você está casado com uma cidadã americana por que você não deu entrada ainda no seu green card? Faça isso o mais rápido possível por favor.  Se a imigração e pegar você poderia ser colocado em um processo de deportação, aí o seu green card vai demorar três vezes o tempo e custar pelos menos duas vezes mais dado ao trabalho extra para o advogado, sem falar na dor de cabeça que isso causara para você. O fato de estar casado com americana/o não faz com que “fique tudo bem” aqui nos EUA.

Pretendo ir para os EUA em agosto por 6 meses com visto de turista, matricular minha filha em escola pública para aperfeiçoar inglês – não posso pagar intercâmbio daqui do brasil. Gostaria de saber se, após passar este longo período no país, teríamos problemas na imigração para retornarmos aos EUA em viagem de férias com visto de turista.

Gardini – Depende de quando vocês estariam pensando em voltar. Se o seu retorno para os EUA for dentro de alguns anos para mais férias, não teria problema nenhum,  mas se você voltar ao Brasil para “renovar” sua permanência aqui,  ai sim isso pode te prejudicar. Ou seja, se você ficar seis meses aqui nos EUA e depois ficar menos de seis meses no Brasil e tentar voltar isso pode te dar problema. E mesmo que você não tenha perguntado aqui vai mais informação. Colocar sua filha em escola pública com visto de turista é contra a lei e isso poderia fazer com que você não retorne aos EUA por um bom tempo.

Tive um visto negado em 2015 quando estive no consulado do Rio e fui sincero sobre o fato de ter vivido por 15 anos ilegal nos EUA. Eles me deram uma carta de castigo e somente julho de 2018 eu posso tentar novamente o visto. Tenho duas filhas americanas uma com 17 e outra com 15 anos e elas estão querendo retornar aos EUA em breve.  Tem como eu pedir o pedido de perdão para acompanhar minhas filhas para o país de origem delas?

Gardini – Infelizmente o perdão para visto de turista é só em casos humanitários muito sérios e na sua situação provavelmente não seria concedido. Então fica melhor você esperar até 2018 ou até a sua filha mais velha americana completar 21 anos para poder pedir o green card para você. Boa sorte.

Sou advogada e possuo visto de turista válido até 10/2020 e pretendo realizar passar uma temporada em Atlanta melhorando o inglês e me voluntariado a alguma instituição com foco em Direitos Humanos ou Combate ao Tráfico de Pessoas.  Posso iniciar meus estudos e voluntariado com visto de turista e solicitar nos EUA o visto de estudante durante este período? 

Gardini – Infelizmente não, você deveria buscar o visto de estudante para os EUA no Brasil e entrar nos EUA com o visto de Estudante, caso você decida trocar de “status” dentro dos EUA, você só poderá começar a estudar quando o seu status de estudante for aprovado. As pessoas com visto de turista não podem estudar nos EUA e se a imigração descobre isso pode fazer com que seu visto seja cancelado e sua entrada no pais seja proibida.

Qual é o tipo de visto mais interessante para quem quer trabalhar nos EUA – sem que seja como investidor, etc.? Seria o L1 ou qual?

Gardini – O visto mais interessante é o ……….. Caro leitor isso dependerá da sua situação, existem vistos e outras opções de se imigrar para os EUA baseado em trabalho, mas não se tem como generalizar qual o visto mais interessante. Eu recomendo sempre que você fale com um advogado com experiência.

Sou brasileiro, morei nos EUA e possuo a cidadania americana, estou no Brasil desde 2011, quais as pessoas da minha família que eu possa beneficiar com o green card? Posso da entrada estando morando no Brasil para os beneficiários?  Como devo proceder?

Gardini – Você poderá beneficiar de forma mais imediata seu pai e mãe, seus irmãos você pode colocar uma petição I-130, e levará em torno de 13 anos para eles receberem o greencard. Filhos maiores de 21 anos solteiros levaria em torno de cinco anos e filhos casados em torno de nove anos. Isso caso você tenha filhos e que não sejam cidadãos americanos. Caso você queira legalizar sua esposa você deverá mudar e morar nos EUA.  O procedimento de tudo começa com a mesma petição chamada I-130.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo