Dúvidas dos Leitores

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Eu tenho uma filha que chegou aqui com cinco anos em 2002, ela entrou na lei de Obama em 2012 e depois renovou e vence em setembro do ano que vem. Ela pode pedir a carta da imigração para ir ver sua avó que está com 78 anos em janeiro de 2017?

Gardini – Sim ela pode pedir uma autorização de viagem para fora do pais. Existem 3 motivos para que ela possa sair do País: 1) razoes humanitárias; 2) estudo; e 3) trabalho. Se você conseguir uma carta de um médico dizendo que sua avó é idosa e não pode viajar provavelmente o USCIS te concederá a autorização de viagem.

Minha mãe tem 62 anos e é cidadã americana e devido a alguns problemas de saúde não está conseguindo trabalhar, tenho 32 anos e acabei de chegar com visto de turista e gostaria de saber se é possível eu conseguir o green card sem ter que esperar muito tempo, ou conseguir permissão de trabalho até que saia o green card?

Gardini – Não, pra as duas perguntas. Você ainda terá que esperar o tempo normal igualmente a todo mundo, o fato da sua mãe estar com problema de suade não acelera o processo. E infelizmente, isso não da direito de permissão de trabalho ou green card antes do tempo devido, para isso você poderia fazer um outro processo por uma aplicação por trabalho por exemplo.

Minha mãe é cidadã americana, eu morei 14 anos nos EUA, fui com visto, casei tive um filho americano hoje tenho 35 anos. Fui para o Brasil e voltei para cá pelo México com meu marido e pedimos asilo humanitário. Minha mãe sendo cidadã ela pode nos beneficiar com o greencard e quanto tempo demora? Meu filho que hoje está com 5 anos quando ele completar 21 ele pode nos beneficiar mesmo que tenhamos vindo desta forma?

Gardini – Sim sua mãe pode te beneficiar com o pedido do green card e demora em torno de 9 anos para você receber o green card por ela e terá que voltar ao brasil e pedir um perdão lá e tempo de espera são em torno de 7 meses. Não, seu filho, quando completar 21 anos não poderá pedir o green card para você. Pois não existe na lei perdão de filho/a para mãe ou pai. Ou seja nem daria para retornar ao brasil para pedido o perdão a única opção seria 10 anos de espera no brasil caso a lei não mude.

Minha esposa tem o green card e só pode fazer a cidadania em abril de 2017. Ela está grávida de cinco meses. Eu entrei ilegalmente em 2005. Eu posso me casar com ela agora ou é melhor esperar ela se tornar cidadã?

Gardini – Casa com ela agora, e começa o processo de legalização quando ela se tornar cidadã depois de abril de 2017. Essa seria a sua melhor opção.

Tenho green card e voltarei aos EUA depois de oito meses no Brasil. Tenho a cópia de contrato de aluguel de apartamento e comprovante de conta no banco na Flórida. Corro o risco de ser barrada na alfândega e perder o green card no retorno aos EUA?

Gardini – Sim, acima de 6 meses existe uma presunção de que você poderia ter a intenção de abandonar sua residência nos EUA, então o quanto mais evidência que você tiver que você não tinha essa intenção fica melhor como contrato de aluguel, conta em banco etc…

Estou há dois meses nos EUA, vim para pegar o meu greencard. Sou noiva e meu noivo está no Brasil. Ele está tirando o visto de estudante. Estávamos com casamento marcado no Brasil antes de vir, pois não esperava que meu green card fosse sair. A pergunta é, quanto tempo depois que ele chegar aqui você recomenda o nosso casamento? Como ficaria a situação dele aqui após o casamento?

Gardini – Minha recomendação para você casar com o seu novo é na data que for de sua preferência, acredito que isso é uma decisão entre você e o seu noivo e não entre você e o advogado. Juridicamente ele não vai receber o green card juntamente com você. Minha recomendação é que você aplique para ele a petição I-130 logo após o casamento para que o tempo comece a correr desde que ele é uma preferência 2A e existe quase dois anos de espera. A situação dele fica a mesma, ele ficará com o visto de estudante. Eu recomendo ele ficar dentro do “status” dele todo o tempo e não ficar ilegal, caso contrário será necessário o retorno dele ao Brasil e um pedido de perdão para você legalizá-lo como esposa de residente permanente, ou esperar você virar cidadã. Levando-se em consideração que você não obteve seu green card por casamento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo